terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mário Pereira



Em janeiro de 2011, Mário Pereira foi homenageado na Vila Belmiro. Último remanescente do primeiro título paulista do Santos, em 1935, vencendo o Corinthians em pleno Parque São Jorge por 2x0. Mário era o caçula daquele time, com 21 anos na época. Nascera em Santos no dia 4 de abril de 1914, dez dias antes do Santos Futebol Clube completar 2 anos de vida. Na foto acima, ele aparece "dividindo" com o Rei, a bola daquela partida.

Conhecido como "Perigo Loiro", era um meia-direita rápido e habilidoso. Caçado pelos botinudos, teve sua carreira abrevidada ao quebrar o joelho esquerdo quando tinha apenas 24 anos: "Nem me lembro quem foi, só sei que entrou por trás e me quebrou aqui" - mostrando a cicatriz da cirurgia que fizera em 1938. Torcedor fervoroso do Santos, acompanhava aos jogos do time pelo "pay-per-view". Como ficava muito nervoso, colocava as mãos e pés em bacias d' água, para se acalmar.


Mário tinha a companhia de sua governanta, uma são-paulina chamada Eliane, que tentou tirar uns dias de folga. Acontece que a moça que a substituira, uma corintiana, teve a infelicidade de arriscar algumas gozações com seu Mário, depois que o Santos fora derrotado pelo Colo-Colo no Chile, pela Libertadores do ano passado. O resultado desta história é que Eliane teve que voltar antes do previsto, e a corintiana, teve que procurar outro emprego.


Mário Pereira também nos conta sobre as comemorações daquele título em Santos: "Fui carregado nos ombros pelos torcedores até um bar e colocado em cima de uma mesa de bilhar. O pessoal bebeu todas naquele dia. Quebraram o bar inteiro! O pior é que depois o próprio Santos Futebol Clube teve que pagar o prejuízo. Não teve como escapar da responsabilidade, afinal, só havia santistas ali".



Mário adorava a cidade que nasceu, onde viveu por 97 anos. Nunca pensou em morar em outro lugar, nem por uma proposta milionária de algum time europeu, caso fosse convidado. Seria gratificante tê-lo nas comemorações do centenário, mas Mário faleceu no último dia 31 de dezembro. Algumas ações já estavam sendo planejadas para a participação do nosso campeão.



Guarde bem esta foto, Elano (aqui em janeiro de 2010). No próximo post, a homenagem continua, com o "Perigo Loiro" em ação e outros craques santistas de 1935.



Um comentário:

Cesar Augusto disse...

Mais uma do nosso Mariopédia.