quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O óleo está ficando quente demais, Mano!

Mais um jogo da $eleção brasileira e mais uma derrota. E, desta vez, fomos derrotados com propriedade por um bom time de futebol. Mais uma vez assistimos um meio campo árido na criação e pouco confiável na marcação. Junte-se a isso um ataque pouco producente e uma zaga com falhas, por vezes, grosseiras. Nem o goleiro pode ser considerado unanimidade, no momento. Como gosto de enfatizar, quando o assunto é seleção brasilieira, o pior não é o placar, mas, a produção em campo. E essa foi pífia.

O tal de protagonismo propagandeado pelo técnico na sua apresentação foi vencido após as sucessivas derrotas. No jogo de ontem a $eleção nitidamente jogava por uma bola, sem querer correr muitos riscos defensivos. O Mano sabe perfeitamente bem que a cúpula da CBF não conhece muito do riscado e privilegia o resultado do placar sobre o desempenho do time em campo. O Mano foi à Stuttgart, ontem, para empatar ou vencer em um lance isolado. E, como diria o grande sábio da bola; “quem entra pra empatar, acaba perdendo o jogo”. Ou ainda dos saudosos Originais do Samba: "o medo de perder tira a vontade de ganhar".

Cansei de fazer críticas individuais na época da Copa América. Como nada mudou e, por incrível que pareça, as coisas pioraram, reporto-me aos posts e comentários anteriores.

O fato é que jogaram óleo na frigideira do Mano e, sinceramente, não acredito que ele será o técnico da $eleção na Copa do Mundo, o que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista do leitor.

Por que o Mano deve seguir com a $eleção?

- Porque ele foi contratado para reformular o time canarinho e essa renovação exige tempo, visto que a torcida quer que o time de 2014 seja fundamentado no quarteto Ganso-Neymar-Pato-Lucas.

- Porque uma mudança agora somente serviria como uma cortina de fumaça para encobrir a crise técnica atual de nosso futebol. (Já escrevemos sobre o tema sucessivamente aqui no Patativa).

- Porque no consigo enxergar nos postulantes ao cargo (Luxemburgo, Muricy e Autuori), nenhuma característica capaz de mudar drásticamente o estilo de jogo da $eleção.

- Porque não dá pra vender presunto cozido Sadia como presunto de Parma. Parem de pedir fulano e sicrano; os jogadores da Copa são esses aí mesmo e seja o que Deus quiser!

Por que o Mano deve deixar o cargo?

- Porque foi dado a ele tudo que o um técnico necessita (jogadores, estrutura, tempo de preparação, amistosos contra adversários importantes) e os resultados não vieram, pelo contrário, estamos assistindo a uma versão envelhecida da $eleção de guerreiros do Dunga.

- Porque ele tem convocado mal. Algumas convocações já estão sob suspeita de influência de seu empresário, tais como a do André Santos e a do Fernandinho. Se os caras fossem bom mesmo, essa suposta acusação não ganharia vulto.

- Porque à exceção do Luxemburgo, os demais postulantes conferem um ar de credibilidade e seriedade que o cargo exige, além de serem técnicos vitoriosos, o que daria tranquilidade ao time.

- Porque mesmo que os jogadores atuais não sejam lá grande coisa, o time já deveria ter um padrão de jogo muito melhor, o que não ocorre.

- Porque o treinador não tem mostrado coerência com o seu próprio discurso (e o tal do protagonismo?), e com as sua convocações (se não era pra botar o Ganso desde o início, por que convocou?).

- Porque a sua demissão, talvez, seja a única forma de livramo-nos do infame André Santos!!

Um comentário:

Bianchini disse...

E as piadinhas já começaram, óbvio.
- Contagem regressiva para a Copa 2014: faltam 3 anos, 12 estádios e 1 seleção...
- Pelo andar das coisas, em 2014 os aeroportos não estarão prontos, nem a seleção...
É o famoso "é melhor rir que chorar"!