quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Brasil brasileiro nunca mais


Mais um jogo pela seleção brasileira. Depois do fiasco na Copa América, os nossos craques estão dispostos a apagar a campanha ruim de Mano Menezes frente à seleção, e querem jogar muito bem contra a poderosa Alemanha. Precisam jogar muito mesmo, para que os torcedores voltem a encarar a seleção como a mais temida do mundo. Ninguém mais sente pressão contra o Brasil, somente os próprios jogadores brasileiros.

Ganso e Neymar devem mostrar o seu verdadeiro futebol. Caso contrário, vou ter que concordar com Dunga, que decidiu deixa-los no Brasil na época da Copa do Mundo na África. É verdade que a fase deles naquela época é muito diferente da fase atual, principalmente de Ganso, que vive o drama pós-operatório. Outros jogadores que precisam mostrar mais, principalmente pelos valores altos da ficha de Mano, são: Pato e Robinho.

Outros jogadores, como Ramires e Lucas não vão mostrar mais do que fizeram até agora. Talvez por isso, de maneiras lenta, Mano comece a mudar a cara da seleção, colocando logo de cara Ralf como o protetor da zaga. Concordo com Mano, Ralf tem sido um dos pontos favoráveis no time do Corinthians. Para os próximos jogos, contando com uma boa participação desse jogador; chamaria Arouca para o lugar de Ramires. O meio de campo ficaria mais forte na marcação e muito melhor na armação.

* * *

No meio dessa história, temos ainda o jogo pelo Brasileirão. Santos e Corinthians jogam pela rodada que foi sem nunca ter sido. Santos precisa ganhar para valer-se dos jogos que faltam, usados como desculpa de estar perto da zona de rebaixamento. Corinthians precisa ganhar para recuperar o primeiro lugar, tomado no final de semana pelo Flamengo. Considerando tudo que pode acontecer no campeonato, acho interessante um empate para o Corinthians.

* * *

Começa também a Sul-Americana. Competição que ainda não caiu no gosto dos brasileiros. Desde 2002, apenas o Internacional honrou a tradição do futebol nacional. E para variar um pouco, os argentinos são os grandes campeões. Na cabeça de uma criança de cinco anos é complicado dizer porque uma competição como a Libertadores indica o grande sulamericano, enquanto uma competição Sul-Americana, indica apenas o participante da Libertadores.

Uma competição que leva uma porção de times para um lugar nenhum.
.
.
.

Um comentário:

Bianchini disse...

"Na cabeça de uma criança de cinco anos é complicado dizer porque uma competição como a Libertadores indica o grande sulamericano, enquanto uma competição Sul-Americana, indica apenas o participante da Libertadores".
Não é difícil não. Pior é explicar para a mesma criança que a estação Consolação do Metrô fica na Av. Paulista e a estação Paulista fica na Rua da Consolação...