Corinthians volta a vencer no brasileirão. Depois de sair perdendo do Atlético Mineiro no primeiro tempo, recupera o futebol que o fez líder nas primeiras rodadas do campeonato; virando o jogo na segunda etapa. A vitória foi fundamental para a equipe, que nos últimos jogos estava apresentando um futebol que não estava convencendo, inclusive com algumas críticas aos trabalhos de Tite e dos recém contratados: Alex e Emerson.
A verdade é que parte da torcida, e da crítica, comparava a situação atual com o magnífico desempenho do início do campeonato. Lá o Corinthians estava fazendo mais de noventa por cento dos pontos em jogo, agora menos de vinte por cento. O Corinthians não é aquele desempenho extraordinário, nem este agora, ridículo. O time é bom e pode brigar pelo título, mas não fará isso de forma tão avassaladora. O Corinthians 90% é utopia e o Corinthians 20% é uma mentira.
Tite mexeu certo, e dizem que a cobrança nem foi muito pelo posicionamento tático em campo, mas de postura. No intervalo do jogo com o Atlético mudou o Alessandro (que fez dois péssimos jogos em sua volta) pelo Émerson, que não tinha feito um bom jogo desde sua estréia. E de longe, foi o seu melhor jogo. Mudou a cara do segundo tempo, fazendo o gol; recebendo o pênalti e desviando a bola para Liedson marcar a virada. Fora isso, é um jogador que briga; como gostam os corintianos. Um pouco mais de jeito na finalização, pode virar ídolo.
Outro fator fundamental é o retorno de Liedson. Se tem um cara que sabe fazer gol é esse sujeito. Ele é o tipo de jogador que não faz o goleiro a mira, mas sabe finalizar onde o goleiro não está. Também acho que nesse jogo contra o Atlético os jogadores souberam se poupar mais fisicamente para o segundo tempo, coisa que estava prejudicando a equipe em outras partidas: fazíamos um excelente primeiro tempo, mas caíamos de rendimento no segundo. Ontem aconteceu o inverso.
Já disse aqui inúmeras vezes: o campeonato brasileiro é longo e cansativo. É também para os jogadores, que não conseguem manter o mesmo rendimento por muito tempo. Por isso acho normal que um time tenha esses altos e baixos, o que não pode acontecer é cair tanto, como foi o Corinthians; e perder pontos que para muitos torcedores são “pontos ganhos”.
Sem desmerecer qualquer equipe, a verdade é que na cabeça de muitos, o empate com o Ceará em casa, o empate contra o Atlético Paranaense (pelo que o Corinthians apresentou em campo) assim como a derrota para o Avaí foram considerados péssimos resultados. Tudo bem que qualquer derrota ou empate são péssimos, mas temos que levar em conta que derrota é uma situação normal em competições como a do brasileiro. Assim, esses sete pontos podem representar o título na última rodada do campeonato.
Com esse resultado não devemos pensar que o Corinthians voltou a ser aquele time imbatível do início do campeonato, nem aquele que estava em crise há duas semanas. Simplesmente voltou a ser um time competitivo, que pode ganhar de times que estão em zonas inferiores da tabela, como é o caso do Atlético Mineiro; mas pode enfrentar dificuldades jogando contra o Figueirense, que já teve bons resultados contra Cruzeiro, Botafogo e Vasco; que também brigam pelo título.
.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário