sábado, 16 de junho de 2018

Como torcer como torcedor de futebol: torcedores de copa do mundo.


Você que vai assistir os jogos da Seleção Brasileira, mas que não são sabe exatamente as regras de impedimento. Para você, algumas dicas. Sabe aquele negócio de etiqueta e coisa e tal? Futebol também tem suas regras de ouro. Coisa que só sabe quem já chorou pelo seu time, acompanha futebol cotidianamente e não apenas de quatro e quatro anos. Você que eu chamo de torcedor sazonal, não fique constrangido em participar da farra, das bandeiras tremulando e da festa na “firma”. Fique constrangido por ser um estranho no ninho do futebol, pega mal pacas. Estranho no ninho geralmente faz mais barulho que o torcedor normal, reclama e palpita mais que o normal; tudo que ele faz é acima da média de um verdadeiro torcedor de futebol.

Vamos lá para algumas regras básicas, fáceis; não precisa nem de powerpoint para explicar. Uma delas é essencial para o bom convívio: jamais converse durante o jogo. Todos os comentários que você pretende fazer já foram cogitados na mente do torcedor raiz. Ele já elaborou um plano mental dos defeitos, das qualidades e sabe muito bem quando qualquer jogador é um cabeça de bagre. Ele sabe que o jogador errou o passe. Ele sabe que o jogador não está bem na partida. Já nos basta a obviedade dos comentaristas profissionais, ou seja, você não precisa narrar o jogo. Mas o jogo deve ser em silêncio? Evidente que não, mas diga apenas o necessário. Discuta sobre um impedimento, uma falta ou um erro do juiz; desde que essa discussão não dure mais que dois minutos e meio. Toda a conversa além disso é “desprezivelmente” chata.

Único momento sagrado onde é possível falar mais que o necessário é o momento do gol. Depois de torcer de forma silenciosa e contida; o momento do gol é a explosão, o êxtase. Para o bem e para o mal. Vale gritar na janela, abraçar o inimigo; soltar palavrão e pular de forma eufórica. Não importa o local, com quem você esteja: pode ser na sala de sua casa, no escritório, no estádio ou na praça. Grite muito durante mais ou menos três minutos, depois desse período vira histeria. Outra coisa: se o gol não for a favor; mais um motivo para gritar muito: é a permissão ultrapassa a barreira civilizatória. Tem uma lei específica que diz que podemos xingar até o chefe. É o momento de depurar todas as desgraças da vida, por isso não se sinta constrangido em suas emoções, “faça o que tu queres pois é tudo da lei”. Na emoção favorável, na emoção contrária, nada pode ultrapassar três minutos.

Você, torcedor sazonal, precisa entender uma coisa importante que passou a ser uma regra universal: jamais, em hipótese alguma, nem se for uma promessa ou coisa do gênero, grite “gol” antes do tempo. Você pode até entender que uma bola vai entrar, mas não grite gol. Você não sabe o poder que uma antecipação das decisões dos deuses do futebol pode fazer; apenas eles sabem o futuro, portanto não brinque com fogo. A bola está entrando, não há menor chance de nada de errado acontecer: Não grite gol! Jamais grite gol antes de ter certeza que a bola cruzou a linha e o juiz apontou para o centro do campo. A bola pode furar no meio da trajetória e não chegar ao seu destino. Um gandula pode entrar, de repente, e salvar o gol que estava certo. A bola pode sofrer uma interferência leve do vento e bater na trave: jamais grite gol antes do tempo.

Outra regra importante é evitar falar mal do jogador em que todos colocam fé. Sabe aquele cara que não fez nada durante a partida, mas ninguém duvida que ele poderá salvar a partida? Não fale dele antes do apito final, pois esse cara, com certeza, será o nome que fará o gol; que classificará a seleção e que, de alguma forma; irá olhar para você, colocando o dedo em riste e dizendo: “Nunca mais fale de mim desse jeito!”.




Nenhum comentário: