segunda-feira, 17 de julho de 2017

Diário de Maratonista (Reflexões pré-prova - 6º dia de 20)

Às vezes vem escrito na planilha de treinos a palavra OFF. Em outras, no português bem claro; DESCANSO. Enfim, por mais cascudo que seja o programa de treinamento, sempre é reservado um ou dois dias na semana para o descanso. Os treinadores sempre afirmam que o descanso é tão importante quanto a atividade física para melhora na performance. Okay, professores, vocês venceram. Mas, como convencer alguém, que tem a atividade física como rotina diária, a tirar um ou dois dias de descanso?

Durante os primeiros anos da minha carreira de corredor, não corria todos os dias, talvez nem metade da semana. Se eu visse a palavra descanso na planilha era a senha para eu enfiar o pé na jaca na noite anterior. Bebia sem miséria, comia todo o tipo de petisco servido nos bares, dormia tarde e no dia seguinte, que deveria ser o tal DESCANSO, eu curtia a minha ressaca física e moral. No dia seguinte, voltava aos treinos cansado, pesado, com desconforto estomacal e, às vezes, até tonturas. O resultado desse treino costumava ser bem medíocre. Pudera, eu não estava descansado e tentava treinar com todo o desgaste acumulado das 24 horas anteriores.

De uns anos pra cá, eu adotei outros hábitos em minha vida. Tento comer e dormir melhor. Mantenho-me hidratado durante todo o dia. Diferentemente do meu início da corrida, adquiri o hábito de correr, praticamente, todos os dias, pela manhã. Às vezes faço treinos longos na rua ou nos parques, às vezes faço treinos de tiro na pista, ou ainda, às vezes, faço apenas um trote pelo bairro. Pouco importa. Gosto de correr. E, quanto mais pratico a corrida, mais percebo o quanto ela influencia no meu equilíbrio físico e mental. Aliás, dizem que quando nos dedicamos a algo, diariamente, essa atividade, seja qual for, assume um caráter meditativo. Acho que sim.

Então, com todos os benefícios que a prática da atividade física, sobretudo a corrida, proporciona, como eu poderia simplesmente abdicar disso para descansar? Difícil. Já utilizei os dias de descanso para fazer treino de core (x-errado), para fazer sessão de alongamento (x-errado), para caminhar no parque (x-errado). Em suma, já sabotei o meu descanso de todas as formas possíveis e imagináveis. Na verdade, o corpo humano é uma máquina perfeita, mas não inesgotável.Treinos desafiadores esgotam o nosso estoque de energia, que não é reposto imediatamente. O corpo precisa de tempo para se recuperar. Após um treino longo de corrida, de 30 ou 32 km, como são os treinos longos da maratona, o corpo precisa de tempo pra renovar o seu estoque de energia, para que os corredores cheguem tinindo, trincando no dia da prova.

Demorou mais consegui entender a importância desse negócio de descanso. Então, nesse domingo não teve treino de corrida, nem musculação, nem caminhada até o parque, nem sessão de alongamento. A proximidade da prova, o medo de lesões, influenciaram a minha conduta mais disciplinada. Restando 02 semanas para a maratona todo o cuidado é pouco. Repousei os meus pés sobre uma poltrona, recostei no sofá e descansei, só descansei. Olha, até que nem foi tão difícil assim.


Nenhum comentário: