terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Paulistinha virando menos que paulistinha



E começam os preparativos para 2016. O Campeonato Paulista, que tinha lá seu glamour até o final da década de 90, passou a ser um campeonato preparatório, quase sem importância. É péssimo pensar desse modo, principalmente para quem é saudosista como eu. Um campeonato que abria a temporada como um cartão de visita, hoje parece mais uma temporada de treino para disputas maiores. Times deixam claramente aberto a expectativa em relação ao Paulista: preparar a equipe para a Libertadores. Embora Santos não participe da competição continental, também não mostrou grande esforço para fortalecer a equipe para esse começo de temporada.

Mas podemos pensar numa melhora nos próximos anos, já que teremos um enxugamento de equipes em 2017. Esse ano seis cairão. É um número expressivo, se considerarmos vinte participantes. Diminuindo o número de equipes, aumenta-se a qualidade técnica da competição. Bom, em partes. É um assunto que eu ainda não analisei direito. De uma forma grosseira, a lógica diz que uma disputa entre mais fortes forma uma competição mais forte. No papel, na ideia; quem sabe na prática. Pode ser uma forma simples da federação resolver o problema, inibindo o assédio aos clubes paulistas da recém competição Sul-Minas-Rio.

Mas estamos falando de 2016, e no presente temos que entre os quatro grandes apenas Corinthians e Palmeiras ganharam na estreia. São Paulo e Santos empataram. Dos quatros jogos, nenhuma novidade. Palmeiras e São Paulo saem na frente se olharmos o primeiro desempenho. Não que tenha sido um primor de futebol, mas mostraram mais qualidades que os outros dois. Corinthians com um time completamente desfigurado, mostrou que está muito inferior aos considerados grandes; trazendo um arrepio na espinha dos torcedores para a ano. O fantasma de uma temporada pífia não sai da cabeça dos torcedores.

Palmeiras apresentou problemas de todos os clubes em começo de temporada. Embora com uma equipe recheada de contratações, parece departamos com os mesmos problemas apresentados no final do ano passado. Mas, de longe, ainda com problemas, é a melhor equipe paulista; e consequentemente favorita no regional. Não sei ainda se consegue estabelecer um padrão de qualidade para enfrentar a competição continental; por isso não cravo a equipe como favorita.

Se o São Paulo não melhorou em nada tecnicamente, pelo menos já demonstrou uma disposição muito diferente em campo. Não sei se a euforia da comemoração no primeiro gol foi algo para inglês ver; ou se realmente houve uma mudança de postura. Há um certo otimismo nos torcedores, principalmente pela chegado do Lugano; que representará aquilo que os torcedores tanto estão pedindo: a garra. Garra que não faltou ao Corinthians, por exemplo; mas que não resolveu o problema do seu futebol tão sofrível.


No geral, acho que São Paulo e Palmeiras vão melhorar em muito aquilo que apresentaram o ano passado. Corinthians, com a chegada de reforços, pode sim tornar-se competitivo; só precisa de tempo. O Santos com os velhos problemas e as velhas soluções: até quando resolverá seus problemas dessa forma, nós não sabemos.




.

Nenhum comentário: