sábado, 16 de janeiro de 2016

Investimento no futuro.


Dos 36 jogadores que compõem o elenco do Santos, 21 são da base. Estes são os números do site torcedor.com, apesar de ter dado divergência na conta que fiz no site do clube. Mas isto é de menos, o que importa é que mais da metade do elenco é constituída por jogadores formados em casa.

Isto é bom, e esta conta ainda poderia ser aumentada, pois acredito ser a única fonte caso o time da Vila queira ter expectativas de sucesso no futuro. Mais pratas da casa, menos necessidade de contratar, mais dinheiro em caixa, (pelo menos teoricamente). Penso também que uma filosofia deveria ser seguida e aplicada entre todas as categorias, não abandonando a criatividade e o DNA ofensivo (termo criado pelo presidente anterior, Luís Álvaro), que caracterizam o clube.

Em 2015, os meninos da Vila chegaram nas finais do estadual em todas as categorias amadoras, do sub-11 ao sub-17 ou 18, feito inédito para um clube, ganhando duas destas categorias.

A decepção ficou por conta da Copa São Paulo, a coqueluche do futebol de base. Futebol horrível, quadradinho, burocrático, e sem nenhum destaque individual como em edições anteriores. Se pensa que é estrela antes de chegar ao profissional, fica pelo caminho. Não deu outra. 

O que resta saber é o que será ou como ficará o futebol daqui por diante, caso a China continue nesta toada de levar jogador de baciada. A marcação chinesa já está em cima de Geuvânio, o que pode fazer com que uma carreira ainda promissora seja preteria em função de uma independência financeira antecipada. Acredito que seja uma febre momentânea, que também pode ser ruim, fazendo que mais profissionais migrem para lá antes que a galinha dos ovos pare de botar.

Só espero que isto não prejudique o trabalho de base das equipes, com mais empresários neste ramo com mais uma rota se abrindo, agora para o velho oriente. O jogador deve  ser formado para obter sucesso no seu clube, e não apenas para alimentar outros mercados, apesar desta mentalidade ser cada vez mais vigente, e que poderia ou poderá ser mais uma pá de terra para o futebol brasileiro. 





Nenhum comentário: