sábado, 20 de fevereiro de 2016

Aconteceu num 20 de fevereiro.


Quanto vale para ver Pelé? Quanto valeria pagar, deixando o clubismo de lado ou as diferenças?

Em 20/02/1973 em Cartum, capital do Sudão, 65.000 pessoas puderam ver o rei do futebol pela bagatela de US$ 1,00. Na verdade havia muito mais gente do que o Estádio Nacional de Cartum comportava, estimado em 45.000, muita gente se espremendo na beira do gramado, e 10.000 fora do estádio.

País mergulhado em guerra civil, após dominação egípcia e britânica (países então aliados), com suas diferenças étnicas e religiosas, mas como sempre, o esporte conseguindo dar uma trégua, pelo menos por um dia.

Podia-se jogar por um dólar, não ter direito de imagem, e enfrentar os mais diferentes tipos de adversidades: Em pouco mais de um mês nesta excursão que o clube fizera em 1973, o Santos antes já havia passado pelos campos de areia da Arábia Saudita, Kwait, Bahrein (naquele tempo os campos dos sheiks não eram a maravilha que são hoje) passando pelo semiárido africano para depois encerrar a excursão com neve na fria Nuremberg. 12 países que tinhas como roteiro Austrália, Oriente Médio, África e Europa. Desgastes da viagem à parte, coisa que se alega muito hoje em dia, já chegavam ao Brasil com o campeonato em andamento e a bola rolando. Não tinha reclamação, choro ou Iphone.

Ficha técnica da partida:
20/02/1973 – Al-Hilal Omdurman/SUD 0 x 1 Santos
Gol: Euzébio.
Local: Estádio Nacional de Cartum, no Sudão.
Competição: Amistoso
Público: 65.000 aproximadamente
Renda: US$ 55.000
Árbitro: Ahmed Gandil

Santos: Cláudio; Hermes, Marinho Perez, Carlos Alberto e Zé Carlos; Léo Oliveira e Brecha; Jair da Costa, Euzébio, Pelé (Alcindo) e Edu. Técnico: Pepe
Hilal: Zaghbeir; Moosa, Koka, Kori e El Dab; Jaxa e Abdo; Izzedin, M. Houssein, Gagarin e Nagk.
Fotos da partida (ou da confraternização):

Nenhum comentário: