sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Imaginário Campeonato Sul-Americano


No embalo da discussão de um programa de rádio na Bradesco FM; resolvi fazer a minha lista dos cinco melhores clubes nacionais. No programa fizeram uma enquete sobre um hipotético campeonato Sul-Americano, considerando os melhores times do continente. Nesse campeonato não haveria classificação por conquistas, mas por uma análise dos times nos últimos dez anos. Pois bem, a primeira coisa foi levantar quantos e quais os times conquistaram títulos relevantes nos últimos dez anos. Para essa pesquisa desconsiderei os títulos regionais, por motivos óbvios.

Num primeiro momento consegui catalogar nove clubes nacionais, segue: São Paulo, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Fluminense, Santos, Atlético Mineiro, Palmeiras e Internacional. Também fiz a consideração de dez anos, ainda que considere o prazo muito longo para decidir quem é a melhor equipe na atualidade. Por exemplo, São Paulo está classificado em largos passos; foram três conquistas nacionais, uma Libertadores e um Mundial. Mas futebol é momento, e neste momento, São Paulo não é superior ao Palmeiras, por exemplo; que tem apenas um título relevante. Considerar um período menor também dificultaria o processo de seleção, já que nos últimos cinco anos; equipes brasileiras conseguiram poucos momentos de sucesso; com apenas três libertadores um Mundial.

Assim, cheguei aos seguintes clubes que representariam uma competição entre os melhores clubes sul-americanos: Corinthians, São Paulo, Internacional, Santos e Fluminense. Corinthians com maior número de títulos, com três brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e um Mundial. São Paulo logo seguida, com apenas um título a menos, a Copa do Brasil. Em terceiro o Internacional, que possui três títulos relevantes internacionais; mas que não consegue títulos nacionais há muitos anos. Depois Santos com três títulos nacionais e com um internacional e por último o Fluminense, com três nacionais.

Dos nomes, não há qualquer dúvida em relação aos três primeiros; já que foram nomes que apareceram com maior frequência nos campeonatos; ganhando títulos ou ficando nas primeiras colocações. Santos também inegavelmente faz um bom trabalho, principalmente na fase em que Neymar era seu jogador. Agora, será que podemos considerar apenas os títulos como critérios definitivos na escolha dos maiores clubes nacionais? Será que existe diferença hoje entre Fluminense, o quinto colocado, e o Palmeiras; que apesar de não conquistar grandes títulos tem se reestruturado em seus aspectos financeiros, estruturais e técnicos?

É claro que cada torcedor irá puxar sardinha para sua brasa. Vai mostrar números, estatística; critérios e análises que mostraram que seu time, sim; é o maior e o melhor para representar o futebol nacional. Também mostrará que a história é fundamental para classificar uma equipe. Usará o papel da torcida, a visibilidade; a camisa e assim por diante. Trará tantos dados que, por um momento, os títulos acabarão sendo considerados apenas uma parte do critério, mas não determinante.



Nenhum comentário: