terça-feira, 28 de julho de 2015

Esperança do futebol brasileiro: Palmeiras e Atlético Mineiro

 

Chegada décima quinta rodada do campeonato brasileiro. Diferente dos outros anos, dos quais o Cruzeiro surgiu como o grande favorito, este ano estamos com uma tabela embolada e cheia de enigmas. Cruzeiro está longe das primeiras posições, mas outro time mineiro aponta como favorito: Atlético Mineiro é hoje a equipe que melhor joga o futebol brasileiro. Longe de ser uma equipe brilhante, o Galo tem mostrado um futebol ofensivo, com alguma criatividade e alguns atalhos próximo ao gol. Nada de grandioso, mas com certeza um oásis impossível em equipes que ainda pensam na defesa como o melhor ataque.

Outra equipe que decidiu priorizar os gols, Palmeiras vem surgindo nas primeiras colocações. A chegada do técnico campeão dos últimos anos fez com que a equipe tivesse uma postura diferente daquela de Oswaldo de Oliveira. Resumindo: Marcelo Oliveira surgiu para definir um padrão, uma forma; Oswaldo saiu depois de catalogar todos os jogadores. O torcedor palmeirense descobriu os jogadores disponíveis para a campanha 2015 com Oswaldo, mas só descobriu o time com Marcelo. Duas propostas diferentes, mas que se complementaram. Palmeiras, assim como Atlético, priorizam o gol, trabalham pelo gol. Não por acaso são as duas melhores equipes na atualidade.

Por fora brigam Corinthians, Grêmio, Sport e São Paulo. Dois deles tem nitidamente a escola pragmática que ensina que não perder já é uma vitória. Corinthians e Grêmio marcam muito bem, sofrem poucos gols, possuem um meio de campo muito forte, mas que são pouco criativos. Jadson pelo Corinthians e Douglas pelo Grêmio ainda são vestígios dos meias brasileiros. O bom desempenho dos dois jogadores é o termômetro criativo da equipe. Corinthians ainda tem Renato Augusto, que mesmo nos altos e baixos, é um dos melhores da equipe. O grande problema é a mentalidade: não sofrer gols é mais importante.

São Paulo cresceu muito com a chegada de um treinador estrangeiro; ainda assim sofre com a inconstância técnica de algum dos principais nomes. Ganso, a eterna promessa, seria o nome correto na criação, inteligência e desempenho do meio de campo. Ele perde espaço entre os titulares exatamente por não existir dentro do campo. Não apenas joga menos do que sabe, como constantemente joga menos do que quem não sabe. Relembro um texto que escrevi sobre o Ganso (quando ainda estava no Santos), dizendo que ele estava pronto para ser um ídolo, assim como jogadores clássicos como Raí e Zidane. Fui longe demais, ele sumiu na história do futebol, e possivelmente não volte enquanto estiver no Morumbi.

Sport é um time de jogadores experientes, que tiveram passagem em grandes clubes, mas que por algum motivo caíram em zonas intermediárias do futebol brasileiro (Zona fora da cruz São Paulo-Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). Sport pode conseguir uma ótima classificação no brasileirão, mas é minha última aposta para o título.

É claro que ainda é muito cedo para dizer quem pode ser campeão. Principalmente num campeonato de tão baixo nível técnico. Mas, pelo que vi até agora, Atlético Mineiro e Palmeiras são os dois principais concorrentes. Corinthians (se mudar a postura) pode dar algum trabalho. São Paulo (se entender seu treinador e se motivar para tal, também é nome muito forte). Qualquer outra equipe hoje é azarão, assim como é improvável que o campeonato brasileiro melhore com o passar dos meses.



.


Um comentário:

Arthur Simone disse...

O Sport pode enfrentar problemas na 2a fase do campeonato, por conta dos jogadores mais veteranos, que podem sentir fisicamente...