Olá leitores!
Desde que as regras de segurança tolheram um pouco da
vocação natural de Monza para ser uma pista “pau puro”, quase um tamanco
holandês, as corridas nessa pista não costumam ser as mais emocionantes
possíveis. Percebe-se que a atmosfera geral da pista sente falta dos carros
passando pelas curvas inclinadas do oval (usado até os anos 60) com pouco mais
de 60° de inclinação, mas o mundo muda e hoje em dia não conheço fora dos ralis
piloto que ousasse enfrentar aquele perigosíssimo circuito oval – que estava
ameaçado de ruir e está sendo reformado para que a estrutura permaneça intacta.
Já deu para ver o antigo pavimento de concreto que passa sobre a reta que leva
para a Chicane Ascari refeito. Seria simples apenas demolir o que resta do
oval, mas lá não é o Brasil. É a história sendo preservada, e isso merece ser
aplaudido.
Vitória com méritos do Lewis Hamilton, ele que foi o mais
rápido na classificação, largou mal, e foi recuperando as posições perdidas até
encostar no seu companheiro de equipe. Dessa vez ele não cometeu erros,
acelerou forte e conquistou a vitória que tinha ficado engasgada na Bélgica.
Seu companheiro Rosberg (2º) largou bem, mas errou duas vezes na freada da
primeira chicane. Da primeira vez ele tinha uma confortável margem para Massa e
o prejuízo ficou apenas no cronômetro. Da segunda vez ele tinha Hamilton
próximo, e aí perdeu a liderança para não mais a retomar. Em defesa dele,
deve-se dizer que as freadas para as chicanes de Monza são muito “extremas”,
você vem a mais de 330 km/h para fazer uma curva a menos de 100 km/h. Se frear
antes do ponto ideal perde tempo, se frear depois passa reto como Rosberg
passou duas vezes.
Em 3º, comemorando muito seu primeiro pódio esse ano, chegou
Massa. Fez uma corrida sem erros nem falhas mecânicas, e isso é muito bom haja
vista o histórico dele nessa temporada. Como são carros com pouco arrasto
aerodinâmico comparados com os Red Bull, por exemplo, os carros da Williams são
muito velozes nas retas, o que contribuiu para prolongar o duelo dele com o
Hamilton, por exemplo, e facilitou a ultrapassagem sobre o Magnussen. E a prova
da boa adaptação dos carros à pista veio com o companheiro dele, Valtteri
Bottas (4º), que se classificou em 3º, conseguiu largar ainda pior que o
Hamilton, caiu para 10º lugar e veio recuperando as posições até o 4º lugar.
Uma bela prova de recuperação.
Em 5º chegou Ricciardo, que também fez uma bela prova de
recuperação, tendo classificado em 9º e perdido algumas posições na largada.
Uma estratégia de parada para troca de pneus correta e uma pilotagem no limite
fizeram ele galgar boas posições e mostrar belos duelos para o público, como os
duelos entre ele e Räikkönen e ele e Vettel. Por falar em Vettel, esse terminou
em 6º lugar, completando 3 dobradinhas nas 6 primeiras posições – algo que não
é incomum em Monza, diga-se de passagem. Antecipou a parada para troca de pneus
para superar os McLaren mas ficou com as borrachas muito desgastadas no fim da
corrida e perdeu a 4ª posição para Bottas e Ricciardo.
Em 7º terminou Pérez, outro que tem um carro (Force India)
que é muito veloz em retas e que brindou o público com belas disputas. O duelo
dele com Button foi de encher os olhos, com direito a percorrer curva
emparelhado e tudo o mais. Seu companheiro Hülkemberg (12º) não se entendeu bem
com o carro e fez uma apresentação abaixo do seu padrão.
Em 8º chegou Button, marcando mais alguns pontinhos com um
dos carros da McLaren mais inexpressivos dos últimos anos. O pessoal na fábrica
deve estar trabalhando no carro para o ano que vem, que marcará a volta da
Honda fornecendo motores para a categoria, já que do carro desse ano não há
muito a se aproveitar. E consta que a McLaren está tentando contratar o Alonso
para correr e ajudar a desenvolver o carro “Powered by Honda”, como vinha
escrito na tampa do motor dos carros campeões do mundo em 87 com Piquet e 88, 89,
90 e 91 com Senna e Prost. A conferir. Seu companheiro Magnussen largou muito
bem, saiu da primeira chicane em 2º lugar, mas começou a perder posições, e
quando lutava com Bottas pela 5ª posição fez uma manobra dura de defesa de
posição na primeira curva, forçando o finlandês a cortar um pedaço da chicane.
Manobra polêmica, que alguns entenderam como válida e outros entenderam como
merecedora de punição. Os fiscais de prova preferiram aplicar uma punição de
parada de 5 segundos no boxe, que ele não entrou para cumprir e teve o tempo
acrescido ao tempo final, caindo de 7º para 10º lugar. Levando em conta que ele
perderia muito mais tempo entrando e saindo dos boxes, acho que puniram sem
muita convicção e depois da corrida aplicaram só o tempo de parada, tirando uma
“pizza” do forno quentinha para o resultado final... afinal, a corrida foi na
Itália, não nos esqueçamos.
Em 9º, salvando a Ferrari da vergonha completa, chegou
Räikkönen. Nos treinos chegou-se a ventilar que a Scuderia teria trazido alguma
atualização para o carro que a fizesse ser mais veloz... engano nosso: apenas
andaram de tanques mais vazios para mostrar um resultadinho para a torcida, e
na corrida o carro esteve terrível. Juntando a falta de velocidade nas retas
com a pouca aderência em curvas, 9º lugar esteve de ótimo tamanho. Seu companheiro
Alonso abandonou por problema mecânico, o que não é comum: o abandono anterior
por quebra tinha sido em seu primeiro ano de Ferrari...
Próxima etapa em 21/09, prova noturna de Cingapura. E como
sempre indico que o fã de F-1 assista o 1º e o 3º treinos livres, que no
horário local é feito ao entardecer, possibilitando uma visão da bela
infraestrutura urbana de Cingapura, já que no horário da classificação e da
corrida apenas dá para ver algumas luzes acesas fora do traçado da pista. Para
ter uma idéia: aquele trecho em que o Nelsinho bateu de propósito passa entre
uma arquibancada e um campo de futebol... lindo.
Até a próxima!
Alexandre Bianchini
MUNDIAL DE PILOTOS F1 - 2014 | ||
Posição - Piloto | Equipe | Pontos |
1 N.Rosberg | Mercedes | 238 |
2 L.Hamilton | Mercedes | 216 |
3 D.Ricciardo | Red Bull | 166 |
4 V.Bottas | Williams | 122 |
5 F.Alonso | Ferrari | 121 |
6 S.Vettel | Red Bull | 106 |
7 J.Button | McLaren | 72 |
8 N.Hulkenberg | Forrce India | 70 |
9 F.Massa | Williams | 55 |
10 K.Raikkonen | Ferrari | 41 |
11 S.Perez | Force India | 39 |
12 K.Magnussen | McLaren | 38 |
13 J.Vergne | Toro Rosso | 11 |
14 R.Grosjean | Lotus | 8 |
15 D.Kvyat | Toro Rosso | 8 |
16 J.Bianchi | Marussia | 2 |
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