terça-feira, 2 de setembro de 2014

Alívio de uns, esperança para outros

Por Carlos Romanzza.


Gareca não aguentou o tranco. Ninguém aguentaria, com tantas mudanças na esteira do tempo. Ele precisava se adaptar à língua, ao país; ao tipo de jogo no Brasil. Precisaria se adaptar e entender os problemas do Palmeiras (dentro e fora do campo). É muita coisa para o sujeito, que parecia mesmo boa praça, gente fina; querendo resolver e trabalhar. Mas ele é pouco. Não serve, pelo menos por enquanto. Pode ser que num futuro próximo, quando o time sair dessa fase, ele consiga um ótimo trabalho. Quem sabe consiga até um título. Por hora ele virou boi de piranha.

Vem Dorival Jr. que assim como Luxemburgo no Flamengo, precisa retomar sua carreira vitoriosa. Não que eu tenha esperança que ele faça o Palmeiras campeão, mas o fato de evitar a terceira queda para a segunda divisão, é título. Ainda acho que muitos times têm condições para brigar pelas quatro vagas do Z-4.  Palmeiras não é o pior deles, mas precisa de ajuste. Ainda que seja um time ruim, um dos piores que eu já vi; ainda assim não é pior que pelo menos seis equipes do Brasileirão. Portanto o ano do centenário não será vexatório por completo, não cairemos.

Algo precisava ser feito. Nesse ponto concordo com Nobre. Gareca não funcionou, não por culpa dele. Não funcionou por causa das circunstâncias do futebol. Lembrando que de toda as derrotas, a mais complica de engolir foi contra o Sport, em Recife. Embora seja um resultado normal. No currículo do treinador derrotas para equipes melhores, anos-luz. Mesmo assim jogou bem duas ou três partidas, merecendo pelo menos um empate em duas delas. Enfim, Gareca sela mais uma vez uma passagem desastrosa de treinadores internacionais no Brasil.

E agora, Nobre? Dorival Jr. é o plano B? E o elenco? E os argentinos em peso? Esse negócio de um não olhar para a cara do outro? Quem vai botar ordem no vestiário? Nem pergunto quem colocará ordem na casa, isso é lá entre os seus, conselheiros ou não. A dúvida sobre a dívida não é problema meu. Meu problema é meu vizinho, corintiano de carteirinha. Gente boa quando fala de música e bebe cerveja. Intragável quando fala de futebol. Ele me zomba, disse que está ficando com pena. Vamos acabar logo com essa zoeira, pelo menos para alívio dos torcedores. Bota ordem no vestiário, o resto você resolve quando a Arena estiver funcionando. Queremos vitórias, queremos que ajeite o time; precisamos com urgência.

Não saberia qual nome escolher. A coisa anda tão feia que o Zé da Silva que ganhar duas partidas seguidas passa a ser o nome certo para o resto da temporada. Se Dorival sabe dos problemas, aceitar a missão; boa sorte para ele. Não existe consenso em nenhuma parte do mundo. É uma aposta, é uma maneira de tentar resolver. Aposta melhor que Gareca, que até acho mais treinador; mas não chegou num momento bom do clube. Dorival também chega com os mesmos problemas, e quem sabe ainda piores; mas pelo menos conhece o clube, a torcida; sabe o que esperamos dele.


Gareca até sabia, mas não era o seu dia.





.

Nenhum comentário: