sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carta Leitor


Segue carta do leitor:
.
.
.
.
Carta aberta ao Palmeirense.

Torcedores, hoje, dia 03/02/2012, estou abrindo uma discussão importante para vocês.

Quantas vezes nesses últimos 12 anos, você admitiu, gritou, bateu no peito, disse com orgulho, comemorou, especulou, ser palmeirense?

Meu nome é Thiago Absy, tenho 20 anos de idade, Palmeirense, filho de Palmeirense, Neto de Palmeirense, Sobrinho de Palmeiras e possivelmente Pai de um Palmeirense.

Nos últimos anos venho me aprofundando cada vez mais na história da Sociedade Esportiva Palmeiras, Conhecendo e descobrindo como é ser Palmeirense, e como torcer para essa instituição! Tenho orgulho de todas as glórias que está no nosso passado, e possivelmente, ficará somente lá.

Agora, você deve falar, “Mas que Palmeirense de merda” pode até ser, mas eu sou realista e sei o que está acontecendo com o velho Palestra Itália.

Não pude acompanhar jogos decisivos de 93/94, não pude acompanhar jogos humilhantes de 95/96, muito pouco lembro dos operários campeões de 98/99/00, sendo assim, fica um enorme vazio em minha vida futebolística.

Acompanho o Palmeiras e sei de tudo o que acontece a partir de 2003, sim o famoso ano do rebaixamento, mas não tenho nenhum medo de dizer que torci e chorei com esse time desde então.

Muita coisa acontece lá dentro, e não sabemos de nada dos bastidores hoje situados por Arnaldo Tirone e Roberto Frizzo, o que realmente vem à tona é um time sem diretoria, com um técnico cabeça dura, e jogadores cabeça de bagre... Mas, o que aconteceu com a instituição maravilhosa para ficar nesse estado? Simples, participar de algo chamado: FUTEBOL.

O Futebol é si é algo indecifrável, ou vocês jogariam na loteria esportiva todo o seu salário do mês numa vitória fácil num possível jogo entre Palmeiras x Democrata-MG depois de todo o histórico que o futebol já mostrou, não só com o Palmeiras, mas com outras instituições em qualquer tipo de competição? Meu amigo, eu NUNCA farei isso.

Hoje, a Sociedade Esportiva Palmeiras vive um dos piores momentos de sua história desde a época de 80. Aquele time da fila, dos jogos perdidos para times pequenos, com jogadores fracos/medianos voltou e voltou com tudo. Não é fácil, ver que sua torcida carente por ídolos, encontra num apenas “bom jogador” como o atacante Kleber (hoje no Grêmio) a salvação para a linha atacante de raça, (Que já contou com Heitor, Mazzola, César Maluco, Evair, Edmundo, Paulo Nunes) e o nada mais também que “Bom armador” Valdivia a salvação para a 10 da camisa alviverde, que nem preciso falar quem já atuou com essa camisa, que me da vontade de chorar.

Hoje, o futebol virou negócio, nada mais justo do que seu jogador de 18 anos que até ontem estava na base, ou no time B de um Time X, subir inesperadamente para o elenco principal, jogar 10 partidas e receber uma proposta da serie B da Inglaterra para ganhar seus euros. Ele fica feliz, o empresário fica feliz, o presidente fica feliz e a torcida fica mais um ano sem ver seu time ganhar um título de nível nacional ou internacional.

Não sou ninguém para demonstrar tamanha indignação ou alguém que saiba demais sobre futebol e está disposto a mudar tudo em apenas um texto, mas meus amigos, sejamos francos, quantas vezes na história do futebol, (estou falando bem sério agora) vimos tamanha repercussão, ascensão e reorganização de uma diretoria de futebol, departamento de marketing e gestão financeira, como aconteceu no Sport Clube Corinthians Paulista? Um time praticamente falido há 5 anos atrás, sujeito a corrupções absurdas como comprar 250 pães por dia para uma base de no máximo 30 garotos, usar o nome da marca, mesmo que escondido isso para praticar comércio de calcinha e sutiã, Presidente grampeado falando no telefone que ganhou um título roubado, e outros argumentos que nem preciso citar.

Hoje é o time de camisa mais valiosa do Brasil, ai você fala: “também aquela porra parece um abada, tem patrocínio até no sovaco, ai fica fácil”. Fica fácil nada! Pega as últimas bases financeiras dos clubes de São Paulo, Veja quanto tempo o Palmeiras teve que lutar e pastar para conseguir um ÓTIMO E ESTUPENDO negócio, (não tem como negar) com a Kia Motors? Você acha realmente que o São Paulo Futebol Clube está a fim de ficar com o peito liso em sua camisa depois de contratar 6 Reforços de peso para o clube? Acha mesmo que o Santos Futebol Clube não tem patrocínio novo ou não vendeu Neymar e Cia. por está nadando em dinheiro? Acorda Torcedor! Esses dois times, se não conseguirem algo logo, ou se não ganharem os devidos campeonatos que disputarão, poderão muito bem acabar com uma divida grande, assim como qualquer clube ou empresa que faz grandes negócios e depois não tem a rende necessária para tapar o buraco.

O que eu quero dizer, meio digníssimo torcedor, é que precisamos de uma revolução em nossa diretoria, começando sim pelo “Diretas Já” porém, precisa de MUITO mais que isso, precisamos de uma ideologia igual ao que o Sport Clube Corinthians Paulista teve, uma revolução GERAL na diretoria, acabando com toda a corja que está hoje nos bastidores do nosso Verdão, e trazendo novas idéias, assim como o Sr. Andrés Sanchez, que por mais criticado que seja, teve para levantar um time rebaixado em 2007 em campeão em 2009/2011. Precisamos fazer como a torcida deles e incentivar, indiferentemente de quem estejam jogando com o nosso manto, pois jogadores se vão, mas a instituição fica! (Vide São Marcos) E não podemos esquecer que hoje, se somos Palmeirenses de coração e paixão não podemos simplesmente abandonar o time e esperar dias melhores, pois, se continuarem às coisas como estão nunca irá melhorar.

2 comentários:

Mario disse...

Thiago, você com sua pouca idade já demonstra uma consciência que muito palmeirense mais velho não tem. Digo isto pois acredito que o maior inimigo do Palmeiras seja a vaidade.Não sei se isto é uma herança que vem dos tempos da Academia ou do sucesso com a Parmalat, ou de alguns "italianos de sangue nobre" que administram o clube. Reconhecer o sucesso do rival como modelo de gestão como enfocou no texto, é difícil para muitos palestrinos.

Thiago Absy disse...

Obrigado Mario, tento ter a consciencia de que o Palmeiras necessita demais de uma nova gestao! nao sera facil, mas, o que fazer?