Mais uma dica de leitura para os santistas: Depois do lançamento em Santos no dia 22 de novembro, nesta última terça-feira, 29, foi lançado em São Paulo o livro "É Tri", do jornalista Vitor Loureiro Sion. É o primeiro livro que narra a conquista do tricampeonato da Libertadores pelo Santos. Desde a estréia do Peixe na competição em 1962, a quase 4.000 metros de altitude em La Paz, contra o Deportivo Municipal, passando pela "noite das garrafadas" contra o Peñarol neste mesmo ano -uma das finais mais polêmicas do torneio - até o dia 22/06/2011, contra este mesmo Peñarol, no Pacaembu.
O prefácio é de Marcelo Tas, que conta as aventuras de sua infância desde Ituverava - sua cidade natal, a 500 km da capital - até Santos, onde sua "família enorme enchia pelo menos duas kombis de tias, primos, avós e muita comida". Mais de doze horas de viagem, numa Anhanguera ainda de mão-dupla e asfalto precário. Mas a maior supresa de Marcelo Tas ainda estaria por vir:
"Brincava na calçada da ruazinha onde ficávamos aquartelados, sem me dar conta que meu coração santista ia começar a bater de fato. Na esquina, surge uma Mercedes azul-clara, novinha em folha, reluzente como um disco voador. O carrão, raríssimo no Brasil daquela época, estaciona bem na minha frente. De dentro, salta um negão, sorridente e elegante.
É difícil traduzir o impacto da cena para os dias de hoje. No Brasil dos anos 60, um negro rico saltando de um carrão importado era tão improvável quanto um afrodescendente, naquela época, virar presidente dos Estados Unidos. A rua parou. Até meu tio corintiano e meu pai são-paulino se curvaram diante da figura. Sim, era ele: o Rei Pelé.
Fiquei paralizado. Era como estar diante do Batman e do batmóvel. Para qualquer cidadão brasileiro, Pelé era um super-herói. Para os santistas, a figura central de duas Libertadores e dois Mundiais: 62 e 63".
Escolhi este trecho do prefácio para trazer ao leitor do Patativa. E para quem adquirir o livro, vai poder conhecer alguns fatos de bastidores das três conquistas, e relembrar o caminho que levou o Santos a conquistar a América pela terceira vez.
* Este livro é um produto licenciado pelo Santos Futebol Clube. Agradecimentos a Vitor Loureiro Sion, que permitiu a reprodução de trechos do livro para o nosso blog.
Um comentário:
Dica anotada.
Postar um comentário