.
Considerando que estamos na virada do ano, nada melhor do que imaginar (ou sonhar) com o time que você quer ver no próximo ano. Ao exemplo feito com o São Paulo, aqui mesmo no Patativa, resolvi também externar meu modesto comentário sobre o Corinthians. Vou adiantando que estou escrevendo faltando quatro rodadas, ou seja, Corinthians segue na liderança com dois pontos de vantagem para o Vasco. Assim, com o campeonato ainda indefinido. Com título ou não, minha opinião para o Timão 2012 seria a mesma.
Júlio César – Goleiro titular desde a saída do Felipe. Tudo bem que realiza alguns milagres, mas falha como quase todos os goleiros do mundo. É um goleiro, nada de extraordinário, milagreiro ou fenomenal. Para um time com metas grandiosas, seria uma opção no banco. Ainda acredito que o tempo ajustará os seus defeitos, e ele será um grande goleiro. Nota 7,5 (Reservas: Danilo Fernandes, Danilo Fernades e Gauther).
Alessandro (Lateral-direito) – Um dos mais antigos da atual fase do time. Fez dois grandes campeonatos, mas caiu seu rendimento devido a várias contusões. A idade pesa na recuperação e o jogador não apresenta dificuldade em fazer as duas coisas que um lateral moderno precisa: atacar e defender com a mesma disposição. Nota 6,5. Seu reserva imediato, Weldinho, segurou a peteca no meio do campeonato. Precisamos saber como ele se sairá quando virar titular Nota 6,5
Paulo André – No lugar do Chicão, que está em péssima fase, Paulo André é um bom zagueiro, muito regular, assim como seu companheiro de zaga Leandro Castan. Na melhor fase, Chicão supera os dois jogadores. Paulo (7,5 Castan (7,0) e Chicão (8,5). Wallace não desaponta. André Vinicius jogou pouco.
Fábio Santos – Titular absoluto. Jogador que eu mais tinha desconfiança quando chegou, tornou-se um dos únicos jogadores regulares durante todo o campeonato. As contusões atrapalharam, mas se recuperou rápido. (Nota 8,5). Ramon ainda não fez por merecer tudo que falaram sobre ele quanto a contratação (Nota 5,0). Denner jogou pouco.
Ralf – Atualmente o melhor jogador do time. Proteção da zaga e um ótimo marcador. Tem também bom passe, o que auxilia o trabalho dos meias. Nota 9,0. Paulinho tem as mesmas características e virtudes que Ralf, perde um pouco no poder da marcação, mas ganha na construção. Nota 9,0. Edenilson é um ótimo reserva para os dois nomes, podendo fazer melhor a função do Paulinho; enquanto Moradei a função do Ralf. Temos como volante Bruno Octávio (estava crescendo no Corinthians em anos anteriores até que se machucou) e Nenê (não vi jogar).
Alex – Outro jogador fundamental para a construção de jogadas. Infelizmente se machuca muito. Quando titular, Nota 8,5.
Danilo – É capaz de jogadas memoráveis ou de sumir em campo. Ultimamente tem sumido mais do que qualquer coisa. Gosto do profissional, sempre muito correto por onde passou; mas não dá para continuar no time; principalmente se der certo a contratação de antigos sonhos do clube para a posição de meia. Nota 5,0
Morais e Ramirez são ótimos reservas. Não considero jogadores que possa desequilibrar uma partida ou serem fundamentais para o clube. É verdade que os dois tiveram pouquíssimas chances como titulares. Ramirez chegou a orgulhar os torcedores, mas ainda não foi colocado à prova. Nota 6,5
Liedson – Inteiro é o melhor jogador do time, o mais decisivo. Os constantes problemas físicos (e pelo que se ouve, incuráveis), pode jogar contra o jogador. Qualquer nota abaixo de 9 para ele seria um problema sério, mas considerando os problemas relacionados Nota 7,5
Adriano – Sem Nota, ainda não fez sua estréia. Se jogar, pode ajudar na recuperação do Liedson, que será seu reserva de luxo.
Jorge Henrique – Depois de várias ótimas temporadas com o Mano Menezes, caiu de produção no segundo semestre desse ano. Assim como acontece com Chicão, em sua melhor fase é titular sem discussão. Mas considerando a atual circunstância, Nota 6,5.
Willian – Algumas partidas boas, outras nem tanto. Acho que sofre a pressão de “não ter um reserva como sombra”. É um jogador que pode jogar muito mais do que anda jogando. A idade irá arrumar isso também. Junto com Júlio César, é o jogador que acredito mais no potencial do que no que estão fazendo. Por isso: Nota 8,0.
Taubaté e Elias – Não conheço.
Tite – Tem tudo que um técnico precisa: se dá bem com os jogadores, conhece futebol; sabe lidar, tem planejamento tático e técnico. Mas alguma coisa não funciona como deveria. O time no papel é muito melhor do que anda jogando, e considero que parte dos problemas tem relação com treinador. Como, quando e o quê; isso eu não sei. Nota 7,0
O panorama do Corinthians é esse, sendo campeão ou não. para o próximo texto, aquilo que eu gostaria para meu time.
.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário