Para quem acompanha nosso blog, criei um tema intitulado "Era Pré-Pelé", para retratar a história do Santos Futebol Clube antes deste período. Uma época amadora (hoje amadorismo soa como algo pejorativo), mas que se não fossem estes amadores, ou seja, os amantes do futebol, não teríamos os clubes de hoje e este esporte não seria tão popular no Brasil.
Coincidentemente liguei ontem o rádio e estavam falando sobre o lançamento deste livro, que conta não apenas os primórdios do Santos Futebol Clube como também o futebol na principal cidade portuária do Brasil. Como por exemplo o Americano fundado em 1903 e que transferiu-se para São Paulo sendo bicampeão paulista em 1912/1913. Alguns fundadores do Americano, também fundariam o Santos em 1912. Mas ao contrário do primeiro, o Santos preferiu não subir a serra.
Segundo Gabriel David Pierin, autor e filho do ex-goleiro santista Lalá, o livro termina em 1916, ano da inauguração da Vila Belmiro e que foi tema de meu último post da Era Pré-Pelé: "Há 95 anos, nascia um Alçapão". Coincidentemente também a foto da capa do livro é a mesma que utilizei neste post.
O lançamento do livro ocorrerá no próximo dia 28 no Memorial das Conquistas em Santos e poderá ser adquirido na Editora Realejo, na sede em Santos ou no site da editora. Depois de adquirir e ler o livro, espero trazer aqui outras curiosidades para os leitores.
2 comentários:
Boa dica, Mario. Assim que degustar o livro publique uma resenha aqui no Patativa.
Postar um comentário