Meus amigos duvidam e vêem com uma certa descrença quando digo - e que certa vez postei aqui - que o Santos Futebol Clube é conhecido até na China, e que chega à Vila Belmiro correspondências de várias partes do mundo. E isto não é por causa de Neymar, Ganso ou Cia Ltda. Foi uma coisa que o Santos conquistou, com suas várias excursões que fazia com o Rei Pelé. Não havia internet, youtube, os jogos não eram transmitidos via satélite e nem todos podiam ter o privilégio de ter um aparelho de televisão. A única forma do Rei, e do Santos ficar conhecido, era ir aterrizando pelos países e continentes, consoante uma peregrinação. E a forma mais acessível e rápida que se dispunha nesta época era através de impressos. Mas mesmo depois de tanto tempo, e de todas as dificuldades de comunicação que se dispunha, o cidadão Édson, na figura de Pelé, ainda dá autógrafos para pessoas de todas as idades por onde quer que ele esteja, mesmo tendo pendurado as chuteiras há mais de trinta anos.Os tempos mudaram, o próprio futebol mudou, e claro, a mídia mudou. Não preciso ser redundante pra dizer que a velocidade e os meios de comunicação desta segunda década do século XXI está anos-luz à frente dos meados do século XX. O mundo encolheu, podendo caber, quase que "literalmente" na palma da nossa mão. E hoje, para um jogador ficar conhecido mundialmente, ele nem precisa sair do seu país ou continente. De qualquer lugar podemos assistir uma partida de futebol, dentro de um ônibus, indo para o serviço ou voltando pra casa.
Neymar hoje é um craque mundialmente conhecido. A conquista da Libertadores ajudou muito a colocar o jogador na vitrine e o Santos novamente no cenário mundial. Talvez o jogador a pouco tempo nem imaginaria que fosse dividir uma capa de um jogo de Playstation com Cristiano Ronaldo (embora ache Neymar muito mais jogador que Cristiano). E claro, isto também acaba sendo uma baita propaganda para o clube. Não é mais preciso viajar tanto ou ser um "Pelé" para ficar mundialmente conhecido.
Obs: Capa do jogo "Pro Evolution Soccer", lançamento mundial para PS3, console da Sony. Aceito um cachê pelo "merchandising".
5 comentários:
Não entendi onde quer chegar, mas vou tentar. Quer dizer que o Santos é tão importante quanto o Barcelona, Real e Milan?
Certo.... ainda bem que o Rogério Ceni não joga no Santos, ninguém ia aguentar essa dupla......kkkkk
Lógico que é! Barcelona, Milan e Real Madrid não estão com nada.
Assim que eu gosto. O post da semana passada ainda está incomodando.Mario, fiquei com a mesma dúvida; Santos, Milan e Barcelona etão no mesmo patamar?
Não estaria o Santos no mesmo patamar de repercussão mundial que o Cosmos de Nova Iorque? Sei lá, um lance meio retrô.
E essa capa do PS3? Mudaram? A capa que eu tinha visto tinha só o Cristiano Ronaldo...
Respondendo aos meus amigos Sérgio e Geléia, em nenhum momento no texto eu mencionei Milan, Real Madrid, ou Barcelona que o parta. Estes clubes, nem me passaram pela cabeça quando escrevia este texto. Esta associação partiu dos meus amigos, o que até me deixa feliz pela comparação.
Pode ser que Santos e Cosmos estejam no mesmo patamar de repercussão, pois formam as duas únicas camisas que o Rei do Futebol vestiu e não vejo nenhum demérito nisto. Provavelmente o Cosmos seja mais conhecido que muito time aqui no Brasil.
Sobre a primeira capa, eu desconheço, pode ser uma versão mais atual, sei lá.
Versão brasileira para o litoral paulista, e está de bom tamanho.
Postar um comentário