quarta-feira, 18 de maio de 2011

Histórias do Brasileirão

Neste final de semana será dado o pontapé incial para o Brasileirão 2011 e, se o campeonato, tecnicamente, não é o melhor do mundo, dificilmente será possível encontrar torneio com tamanho nível de dificuldade e equilíbrio entre os participantes. O campeonato desse ano, pelo visto, não será diferente.

Aproveitando o momento histórico resolvi realizar uma pesquisa sobre todos os campeonatos brasileiros disputados até o momento e o seu momento histórico. O que acontecia na cultura, na política, enfim, ultrapassar as quatro linhas. E é aí que a pesquisa fica interessante até pra quem não é lá muito fã de futebol.

Como esse é um trabalho longo e árduo, apesar de estimulante, resolvi trazer o produto dessa pesquisa, aos poucos, aqui para o Patativa. Logo de cara começarei com a Taça Brasil de 1959, organizado pela extinta CBD, com o objetivo de indicar os clubes brasileiros para a recém criada Taça Libertadores da América, com uma surpresa em pleno Maracanã e um carnaval que não teve hora pra acabar.

A série chamada pretensiosamente por mim de “Histórias do Brasileirão” – pretensiosamente porque não sou historiador, começa a ser publicada neste sábado, 21 de maio. Todo comentário, crítica e sugestões e colaborações são benvindas e serão, na medida do possível, adicionados ao texto principal. A idéia não é fazer um texto fechado.

3 comentários:

Sérgio Oliveira disse...

Excelente!! Enfim alguma coisa séria no Patativa!!!!

Mario disse...

Geléia, tenho alguns dados interessantes destes campeonatos organizados pela CBD, como públicos, ranking dos times em cada campeonato e manchetes de jornais da época. Não sei o que vai escrever, mas se for o caso, posso colaborar com alguma coisa.
Até!

Cesar Augusto disse...

Pode mandar para o meu e-mail, principalmente informações sobre os torneios de 60,61,62,63 e 64.