Mais uma final bem comportada da Uefa Champions League, mais uma grande apresentação do Barcelona e mais um título europeu para os catalães. A superioridade do Barça contra o Manchester United, foi quase que astronômica.Messi, o melhor jogador do planeta, e alguns dizem que ele já é melhor que Maradona. Por tabela, o Barcelona é o melhor time da atualidade e pode entrar para a história como um dos maiores de todos os tempos. A formação é a base da seleção da Espanha, campeã da Copa da África: Xavi, Iniesta, Piqué, David Villa, Puyol. Jogadores inteligentes, ou seja, que "pensam". Uma virtude que falta no futebol contemporâneo. Com um maestro - Messi - e jogadores que se movimentam, com boa qualidade técnica, e com um excelente entrosamento, o resultado é um futebol agradável de se ver e um time quase que imbatível. E a proposta do time de Guardiola, é de construir jogadas e não de destruir - pensamento último que também pode estar começando a cair por terra - através da manutenção da posse da bola.
É claro que marcação é importante, e o Barcelona consegue fazer isto muito bem. Mas quem nota este time, percebe que não há nenhum jogador estilo "brucutu". O primeiro cartão do jogo, só saiu aos 15' do segundo tempo, através de Daniel Alves. E também é um time praticamente homogênio fisicamente, tal como a seleção espanhola (não sei se isto quer dizer muito, é só uma observação). Mas acredito que a maior virtude deste time é a manutenção da posse de bola como observei no parágrafo anterior. E quando este está com a bola nos pés, fica muito difícil o adversário recuperá-la, e o Manchester sofreu isto ontem na pele e não viu a cor da bola, utilizando uma gíria futebolística. Para vencer o Barça, os ingleses teriam que jogar como nunca jogaram na vida.
Agora, é tomar cuidado com as "previsões", como a possível final entre Santos x Barcelona como andam veiculando nas diversas mídias. Como já disse, a Libertadores é bem diferente de uma Champions League. Não basta apenas jogar bonito, ser bem comportado e ter um bom toque de bola. E o Peixe ainda terá uma "guerra" no Paraguai na quarta, e caso se classifique, ainda terá pela frente Peñarol e Vélez Sarsfield, adversários duríssimos. Qualquer previsão no entanto, não passa de mera especulação. Mas é bom salientar que também existe futebol do outro lado do Atlântico (e do outro lado do Mediterrâneo, depois do Mazembe) apesar do Barcelona ser favorito contra qualquer time que jogar na Copa de Clubes da Fifa, por ter o melhor jogador, e o time que melhor sabe o que fazer com a bola.
Ficha Técnica: Barcelona 3 x 1 Manchester United
Local: Wembley, Londres.
Data: 28/05/2011
Público: 87.695
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Barcelona: Vales, Daniel Alves (Puyol), Masquerano, Piqué, Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro (Affelay), Messi e Villa (Keita). Técnico: Pep Guardiola.
Manchester United: Van der Sar, Fábio (Nani), Ferdinand, Vidic, Evra; Carrick (Scholes), Giggs, Park, Valência, Chicharito e Ronney. Técnico: Alex Ferguson.
Gols: Pedro 26' , Rooney 34' (primeiro tempo); Messi 8', David Villa 23' (segundo tempo).
2 comentários:
Barcelona é, com certeza, o melhor time do mundo, hoje. Os números não mentem. Mas é o time a ser batido. Apesar de especulação, quem sabe o Santos de Neymar (prá mim será o melhor do mundo quando se mudar para Europa) não consegue essa proesa.
In Muricy We Trust
Postar um comentário