
Olá leitores!
Como vão? Espero que tenham todos entrado bem em 2011. A programação original desse final de semana incluía o GP do Bahrein, mas as manifestações populares no meio do deserto provocaram o adiamento da corrida para data ainda não marcada. Vai daí, peguei uma geladeira de isopor, um belo corte de maminha e três garrafas de Norteña bem gelada e me mandei para a cabana do Pai Alex, onde conversamos sobre F-1 e ele me passou as previsões para esse ano (pós churrasco, bem entendido). A conversa foi bastante proveitosa, e soltarei as previsões de acordo com os sinais de fumaça enviados pelo Pai Alex. Seguem as três primeiras:
Red Bull: A equipe campeã foi a grande sensação dos treinos de pré temporada, com as simulações de corrida demonstrando um carro veloz e constante. Lembrando que o que atrapalhou a equipe no começo da temporada passada foi a falta de constância do carro, o prognóstico parece ser favorável aos defensores do título. Permanecem o fornecedor de motor (Renault), o projetista gênio (Adrian Newey), a dupla de pilotos (Vettel e Webber) e a filosofia de deixar os pilotos se entenderem na pista.
Ferrari: Depois do sufoco que foi para fazerem o carro do começo do ano passado mais veloz, o carro desse ano (F-150, F-150th Italia ou 150º Italia, escolha qual deles preferir) mostrou que é rápido, e aparentemente o Miojinho (a.k.a. Massa) se adaptou bem aos novos pneus da Pirelli. Se esse ano ele começar a andar meio segundo mais lento que o Alonso, não vai dar para por a culpa nos pneus que nem ele fazia com os Bridgestone. O Alonso, por sua vez, já disse que se ganhar o 3º título, pára. Seria um convite para atrair mais torcedores?
McLaren: Na teoria era para o carro ser um “foguete”, vieram com laterais de desenho revolucionário, na apresentação do carro em Berlin terminaram de montar o carro em frente ao público... mas aí vieram os testes, e eles não conseguem fazer o carro completar uma simulação de GP. O sempre polido Button dizendo que “o carro precisa mais tempo na pista”, o Hamilton falando que “não estou satisfeito com o que fizemos no treino”... isso cheira a projeto que “nasceu” errado. A McLaren tem tecnologia e competência para solucionar isso, mas já não dá para apostar na disputa pelo título, ao menos não no começo da temporada.
Até a próxima!
Alexandre Bianchini
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