quarta-feira, 23 de março de 2011

Pé no Fundo - Previsões 2011 parte 3 - A Vingança Final

Olá leitores!

Pai Alex mandou uma folha mimeografada (sim, ele não curte muito novas tecnologias...) com a transcrição de mais algumas previsões feitas por ele para 2011, as quais resumo aqui:

Williams: Ano passado a equipe perdeu 4 de seus 5 principais patrocinadores... aí teve de dispensar o rápido e promissor Nico Hülkemberg para ceder espaço ao talentoso (dizem que cerca de 21 milhões de talentos) Pastor Maldonado, patrocinado pela PDVSA, a estatal de petróleo da Venezuela. Com esse monte de dólares, deu para a equipe fazer um carro que a princípio parece bem ajeitadinho, mas que não vai muito longe com aquele motor Cosworth o empurrando. Talvez em pistas mais lentas dê para surpreender. O nosso Homem Tricentenário (Barrichello, 303 GPs disputados) disse que o carro pode melhorar, e como ele é um bom acertador de carros é bem possível que isso aconteça mesmo.

Sauber: Mostrou evolução nos testes, com o mito nipônico Kobayashi, o piloto que não tem medo de ultrapassar, e o estreante Sergio Perez, outro que veio para a categoria apoiado no talento do patrocinador (no caso, a Telmex, dona da Claro), fazendo boas voltas rápidas. Se o carro vai ser rápido apenas em uma volta ou se o será constantemente durante a prova toda é um mistério que apenas com o começo da temporada solucionaremos. Continua empurrado pelo motor da Ferrari, o que deve render boas marcas de velocidade máxima.

Force India: Deve ser a equipe com maior potencial de crescimento do ano passado para esse. Dispensou o regular Liuzzi para contratar o ótimo escocês Paul di Resta, primo do também escocês Dario Franchitti, da Indy. Di Resta teve uma boa participação na temporada 2010 do DTM pela equipe Mercedes, e graças à influência da marca alemã (que fornece o motor para os indianos) conseguiu essa vaga. Continua lá o bom Adrian Sutil. Não sei quem vai desenvolver os carros, mas a dupla de pilotos é bem rápida. Contrataram como piloto de testes o pole position do GP Brasil do ano passado, o Nico Hülkemberg.

Toro Rosso: Em seu 2º projeto independente da Red Bull, a irmã menor continua com a dupla de pilotos do ano passado mas parece ter feito um chassi que aproveita melhor a potência do motor Ferrari. Pai Alex acha que o papelão tende a ser menor. Vejamos...

Marussia-Virgin: A Virgin Racing, equipe de 1 ano de idade, foi comprada pela fábrica de superesportivos Marussia, com... 2 anos. Consta que a tal Marussia foi fundada por um rapaz que enriqueceu muito rapidamente após o desmantelamento da antiga União Soviética. Nem conto o que o Pai Alex falou sobre a origem desse dinheiro todo...

Hispania: Do fundo do grid viestes, e no fundo do grid permanecerás... novamente vai para a primeira prova sem ter feito um único testezinho sequer. Ainda bem que o Bruno Senna se livrou dessa encrenca!

E é isso, caros leitores. Na madrugada de 6ª para sábado tem o treino de classificação, e às 3h da madrugada de domingo começa para valer a temporada. Apenas a título de curiosidade, como parte das ações promocionais para o GP da Austrália o Jenson Button foi dar uma volta com o McLaren do ano passado no histórico (e maravilhoso) circuito de Mount Panorama, em Bathurst... Ah, se a F-1 não fosse tão cheia de frescuras!!!

Alexandre Bianchini

2 comentários:

Sérgio Oliveira disse...

Vai valer perder o sono?

Bianchini disse...

Eu diria que a corrida tende a ser movimentada. Vai ter a tal asa móvel na traseira para aumentar a probabilidade de ultrapassagem, tem os pneus que vão requerer maior nº de paradas para troca, e tem um monte de chicane móvel andando nas equipes pequenas. Estou mais animado do que estaria com a temporada começando no Bahrein. Mas Pai Alex se recusou a dizer se a corrida vai ser boa ou não...