
Wanderley Luxemburgo começou a jogar bola nas categorias de base do Botafogo, ainda nos anos 60. Nunca escondeu sua paixão rubro-negra e foi contratado pelo Flamengo em 1971 , para jogar na lateral-esquerda. Coincidentemente encerrou sua carreira como jogador no mesmo Botafogo em 1980, para começar a estagiar como técnico.
Virou um grande treinador, e é até hoje o técnico com mais títulos brasileiros, ganhando com Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Santos. Mas de uns tempos pra cá, Luxemburgo não consegue se manter no "topo". Começou bem o ano no Atlético Mineiro, sendo campeão do estado e fez duas partidas sensacionais contra os Meninos da Vila pela Copa do Brasil, que estavam voando baixo na ocasião. Mas no campeonato brasileiro, o Galo começou a cair com Luxemburgo, que não aguentou os maus resultados e deixou o time ainda na zona de rebaixamento.
Mas dizem que há um namoro antigo entre o técnico que foi por muito tempo o mais competente do Brasil, com um gigante que ele ainda não dirigiu: o São Paulo, o maior papa-títulos da década.
Um técnico e um clube sempre acostumados com o topo, mas que não andam muito bem este ano. Talvez neste momento um esteja precisando do outro e talvez esta união seja a fórmula para os dois se tornarem novamente " imbatíveis".
Mas há uma paixão bem mais antiga na Gávea ainda no tempo em que Luxemburgo vestia o manto glorioso do Botafogo, conforme citei na primeira linha. Luxemburgo teve uma passagem discreta pelo Flamengo nos anos 90 quando se destacou no Bragantino. Outra nova revelação, o ex-jogador Silas, também não vive uma situação confortável no rubro-negro, primeiro antes da zona de rebaixamento. Pode ser que São Paulo e Flamengo já estejam avistando e até conversando com o técnico, apenas um palpite. E pode ser que exista um desejo de Luxemburgo voltar ao topo com o clube considerado modelo, ou por outra via ser campeão com o clube de seu coração, o Flamengo, façanha que só conseguiu como jogador.
3 comentários:
Acho que o Luxa tá numa fase ruim, mas logo vai melhorar. Quem sabe treinar o Flamengo não seja, realmente, a solução para ambos!
Acho que esse casamento vai alegrar muito os torcedores adversários.
Como o Luxa anda um lixo, o Flamengo agora tem grandes chances de disputar o inédito título da Segundona...
Postar um comentário