Olá leitores!
Sabem aquela coisa do anticlímax? Você está assistindo um
filme que está muito bom, de repente na segunda metade do filme a coisa começa
a ficar estranha e quando o filme acaba você se pergunta “Mas o que raios aconteceu
com o roteiro do filme”? Então, foi a minha sensação a respeito do GP da
Inglaterra. Começou de maneira empolgante, com os dois Mercedes largando mal e
os dois pilotos da Williams aproveitando a oportunidade, uma intensa briga
entre 4 carros até o primeiro pit-stop, a Williams como de costume atravancando
nos boxes o trabalho dos pilotos na pista, mas ainda assim a prova estava
disputada... até que a chuva veio, evidenciou que o carro da Williams não foi
feito para piso molhado, os erros de estratégia se acumularam, e o pódio foi o
mesmo de 6 outras etapas esse ano. Anticlímax total. Quando a pista é ruim, a
chuva melhora a corrida; no caso de Silverstone, o efeito foi ao contrário.
Menos mal que tivemos uma corrida quase à antiga, com diversos abandonos e
quase a Manor (antiga Marussia) conseguiu chegar nos pontos, mais dois
abandonos e um carro do ano passado teria pontuado...
Vitória de Hamilton, decidida na primeira parada de troca de
pneus: ele fez um trabalho perfeito, parando antes das Williams e fazendo uma
volta digna de classificação após a troca dos pneus. OK, se a Williams não
tivesse demorado 1,4 segundo a mais para efetuar a troca dos pneus talvez ele
não conseguisse estar na frente do Massa após a troca dos pneus, mas enfim,
isso não tira o mérito dele ter acelerado muito. E basicamente foi isso, depois
ele abriu vantagem suficiente para ter tempo de segurar o carro na pista com
tranquilidade antes de ser chamado para colocar os pneus intermediários por
conta da chuva fraca, e a superioridade dos carros alemães foi mostrada mais
uma vez. Ficou mais evidente com o 2º colocado, Rosberg, que definitivamente
não estava em um de seus melhores dias. Esse posso afirmar categoricamente, foi
salvo pela chuva. Se não chovesse, no máximo poderia almejar um 3º lugar.
Em 3º outro que foi salvo pela chuva, Vettel, que estava com
uma Ferrari inferior aos carros da Williams, mas que melhorou consideravelmente
com a pista molhada. A bem da verdade, na primeira parte da corrida chegou a
estar atrás até da Force India do Hülkemberg... na somatória de uma estratégia
melhor e um carro que tem mais pressão aerodinâmica, ultrapassou os dois carros
da equipe do velho Frank. Seu companheiro Räikkönen (8º) esteve o tempo todo no
pelotão intermediário, e serviu de “cobaia” para os pneus intermediários, já
que foi o primeiro dos carros que normalmente pontuam a os utilizar, mesmo quando
a chuva estava atingindo apenas uma parte da pista. Definitivamente o Iceman
não está numa boa fase.
Em 4º chegou Massa, completamente desiludido com o resultado
final, e com motivos. Largou muito bem, assumiu a ponta, conseguiu segurar
atrás de si o ímpeto do seu arrojado companheiro de equipe, e mesmo perdendo a
liderança na troca de pneus (mais uma vez o mau trabalho de boxe da Williams
influenciou negativamente o resultado... menos mal que eles erram com os dois
pilotos) estava se encaminhando para subir no segundo degrau do pódio... aí a
chuva veio, a equipe demorou para o chamar para troca de pneus (mesmo vendo que
o desempenho dos dois carros estava pior que os outros competidores), e o lugar
no pódio derreteu com a água que caiu do céu. Seu companheiro Bottas (5º) fez
uma corrida muito parecida com a dele, tentou ultrapassar o brasileiro com a
ajuda da asa móvel mas não logrou êxito, e quando caiu a chuva ficou tão “na
mão” quanto o brasileiro no quesito aderência. Quase dava pena do trabalho que
ele teve para segurar o Williams na pista.
Em 6º chegou Kvyat, grudado no Bottas (para verem o quão
ruim de chuva é o carro da Williams...), e dessa vez o carro da Red Bull se
comportou mais ou menos dignamente na pista. Seu companheiro Ricciardo
abandonou com pane elétrica.
Em 7º veio Hülkemberg, que após a vitória nas 24 Horas de Le
Mans está muito mais confiante na pista e voltando a apresentar seu bom
rendimento habitual. No começo da corrida protagonizou algumas boas disputas de
posição. Seu companheiro Pérez terminou em 9º, mesmo enfrentando problemas de
granulação nos pneus e demorando muito para colocar os pneus de piso molhado no
final da prova.
Em 10º, encerrando a zona de pontuação, chegou Alonso,
marcando seu primeiro ponto esse ano. É, meu caro, o trabalho de
desenvolvimento do motor Honda não está fácil... Certamente esse resultado veio
como fruto do abandono de um carro da Toro Rosso, outro da Red Bull, além dos
dois Lotus, carros que em condições normais estariam à frente da McLaren-Honda.
Enfim, aquilo que você faz com os companheiros de equipe mais hora menos hora
vira karma para cima de você, e o processo kármico desse aí é longo... seu
companheiro Button abandonou na primeira volta, atingido pelo Alonso, que
tentava se desviar das duas Lotus que batiam uma na outra.
Com a desistência da Alemanha em realizar seu GP, a próxima
corrida de F-1 será apenas dia 26/07, em Hungaroring... podia ser o inverso,
realizar o GP alemão e não correrem na Hungria, mas enfim, é o que temos.
Até a próxima!
Alexandre Bianchini
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