quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Batendo Cartão: Minha participação relâmpago sem receber cachê.



Depois dos sopapos do editor, resolvi mudar a postura. Aliás, resolvemos. Valeu a cara para bater. Energia, letras e bons papos. Não era isso que havíamos combinado? Futebol pelo futebol, esquecendo aquilo que incomoda. Sangue de barata? Jamais. Mas tem coisa que, apesar de ser da nossa conta, não pode determinar nossa disposição. Vamos falar sobre futebol, sim. Mas além disso, propomos mais que isso: O futebol fundo de tantas outras coisas. Futebol básico de uma análise simples, jogo a jogo. Bandeira que perdeu o impedimento; minutos acrescentados pelo juiz sem justificativa; golaço de fora da área.

Uma pesquisa rápida neste espaço poderão verificar que em poucas ocasiões colocamos o placar de um jogo. Sim, um canal falando sobre futebol que não descreve um gol? Que diabos nós somos?! Mais uma vez a culpa, a culpa de sermos tão desleixados. Não, não me venham dizer que esse negócio de 7 x 1 tirou a gente do sério. Uma ova, minha gente! Estamos proibidos de colocar este placar, ou falar sobre o Brasil daquele dia; nos próximos cinco meses. Deu um azar danado aquele jogo! Mal consegui escrever sobre música, bebida; comida e novela. O jogo me deixou um distúrbio criativo que danificou minha participação em outros folhetins.

Não fui demitido, mesmo porquê não sou remunerado em nenhum deles.

Falar de futebol é fácil, achar notícia idem. Mas como ter um prisma diferente se é uma coisa tão esmiuçada por todas as mídias, críticos e afins? Para se escrever sobre futebol e política, passou-se ultimamente, a exigir o mínimo de qualidade; não uma qualidade razoável. É por isso que podem chegar, puxar uma cadeira: aqui sabemos exatamente que não somos os melhores, mas sabemos exatamente aquilo que estamos falando. Temos qualidade. Vide colunas, vide comentários. Passamos do mediano, ou não?

E se deixamos um assunto para outro dia, ou para nunca mais, fiquem atentos: alguém disse muito sobre ele por ai. O assunto aqui tem lá seu lance particularizado. Mas absolutamente nada profissional. Sim, nós não somos o espaço mais visitado, comentado; remunerado, discutido ou arbitrário. Também não somos o espaço mais sensacionalista, nem de fofoca; muito menos de bobagens. Somos regulares, conservadores; gostamos de uma boa conversa ao invés de inúmeras brigas.

Vale a pena escrever.
Vale vocês nos visitarem.

* * *

Um assunto que anda rolando é a queda da Portuguesa. Mas ainda tudo muito tímido, muito confuso. Não dá para falar da queda, sem falar do julgamento; lá no final do ano passado. Passagem tão estranha que, às vezes, pareceu tão injusta. Seria a causa primária da queda da Lusa? Será que ela sobreviverá nos próximos anos? Subirá dignamente para a série B e consequentemente para a séria A? Destruirão o Canindé?

Logo mais opiniões sobre isto e o lado trágico do fim de uma história.



.

Um comentário:

Mario disse...

Também pensei postar algo sobre a Lusa...