
Olá!
Gostaria de desejar um feliz 2012 a todos já que é o primeiro post do Patativa deste ano. 2012 chegou, e é o ano do centenário de um dos clubes mais importantes do futebol brasileiro e mundial: O Santos Futebol Clube. Pois é, o Glorioso Alvinegro Praiano chegou até aqui, e os maias ainda disseram que o mundo vai acabar este ano. Alguma culpa do Alvinegro?
Um clube que até lutou contra condições geográficas nos seus primórdios (como as cansativas viagens de trem para transpor a Serra do Mar) já que os jogos do campeonato paulista no início do século XX eram disputados basicamente na capital paulista. E a outra era a "boa vontade" dos árbitros a favor dos times da capital contra o "intruso" Santos Futebol Clube do litoral: O time dos "peixeiros". Era a época do amadorismo, e esta época, de poucos títulos, mas de muita luta, é também muito valorizada pelos santistas, o que me fez criar aqui no Patativa a série intitulada "Era Pré-Pelé". Mas a despeito disso, grandes artilheiros do Santos são deste período, além de figuras que foram fundamentais para a existência do clube.
Quero continuar contando um pouco desta história aqui no Patativa - dando continuidade a série - e trazer também outras novidades, como perfis de jogadores, depoimentos, curiosidades e até alguns "causos" engraçados; alguns conhecidos do público, outros nem tanto. Não sei se atingirei este objetivo, mas pretendo trazer aqui uma leitura que agrade não apenas aos santistas, mas ao público em geral.
A finalidade disto é a de homenagear o clube do coração e alguns de nossos ídolos que fizeram parte desta história. Não deixa de ser uma forma de agradecimento a todos eles. Muita gente passou pela Vila, e infelizmente alguns vão ficar de fora: minha idéia inicial, seria a de homenagear 100 personalidades, entre jogadores e dirigentes, mas ficaria muito cansativo; para mim, e também para o leitor. E mesmo assim, ainda ficaria gente de fora.
Será fácil de identificar, mas quando a postagem for relacionada ao centenário, terá como marcador "Especial Centenário", já que é um ano especial para o Peixe.
Obrigado e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário