Este Brasileirão tem sido um dos mais equilibrados desde que começou a era dos pontos corridos. No começo deste novo sistema - que começou em 2003 - geralmente dois, ou três se distanciavam dos demais, o que deixava o campeonato até certo ponto desinteressante para o restante. Com o fechamento desta 30ª rodada temos ainda sete equipes que estão na briga: Corinthians (54 pts), Vasco (54 pts), Botafogo(52 pts), Flamengo(51 pts), Fluminense(50 pts), São Paulo(48 pts), Internacional(47pts). Com exceção da 35ª, toda rodada agora terá um confronto direto entre os clubes citados, sendo que as duas últimas, teremos clássicos regionais. Isto talvez para evitar uma "combinação de resultados", muito contestado pelos corintianos no ano passado.
Esta edição também tem sido marcada pelo "ressurgimento" dos times do Rio. Pela primeira vez, desde que começaram os pontos corridos, os quatro grandes tem chances de levantar o caneco. Bem diferente dos anos anteriores, no qual tinhamos geralmente dois cariocas brigando para não cair. Neste período, Botafogo e Vasco visitaram a segundona, com este último voltando este ano na divisão de elite. Fluminense escapara quase por um milagre em 2008 com padres tricolores rezando uma missa no Corcovado naquela ocasião, e o Flamengo, também andou no fio da navalha por bom um período.
Muitos especialistas previam um futuro obscuro para os quatro grandes do Rio, principalmente por estarem aquém em termos de estrutura para os clubes paulistas e também de outros estados. Aparecia também a questão pela forma "amadorística" em que estes clubes eram gerenciados, e a passagem turbulenta do Zico pelo Flamengo acabou sendo um exemplo como a maior expressão deste fato. Somando-se a isto, também tivemos alguns episódios no Fluminense e no próprio Vasco, como brigas de dirigentes, etc. Cheguei a comentar aqui no blog ( só preciso agora lembrar e achar o post que disse isto), que o clube carioca que eu via mais perspectivas era o Botafogo, pois era o que tinha um ambiente mais estável e também por algumas ações de marketing que poderiam render no futuro.
Depois de cinco anos de hegemonia dos paulistas, o Flamengo volta a ser campeão em 2009 com Andrade (então como técnico) e o Fluminense em 2010 com Muricy que não sabia fazer outra coisa que ser campeão. Vasco ressurge este ano após a série B e o inédito título da Copa do Brasil e Botafogo vive uma perspectiva que talvez não ocorra desde 1995.
O meu palpite é que o título deva ficar entre Corinthians, Vasco ou Botafogo. E tem um paulista que pode ser o "fiel" da balança neste campeonato, principalmente para os corintianos: O Santos. A começar pelo jogo atrasado que ocorrerá nesta quarta contra o Botafogo na Vila. Depois, o Peixe encara o Flamengo no Engenhão e volta a enfrentar o Vasco novamente na Vila. E se falta estímulo para o Santos neste Brasileiro, acredito que estes jogos devam ser ingredientes para isto não faltar, principalmente levando-se em consideração os resultados negativos no primeiro turno que o Santos obtivera contra estes três clubes, além da rivalidade.
Vou terminar com uma dosagem de provocação através do exemplo do primeiro parágrafo: Será que este "reforço" dos cariocas não era o que estava faltando para este campeonato na sua forma de pontos corridos fosse equilibrado depois de alguns anos?

Um comentário:
O Santos será o fiel da balança e o meu Palmeiras deve ser o "sparring", servindo para auxiliar no saldo de gols dos primeiros colocados.
Postar um comentário