segunda-feira, 24 de outubro de 2011

No, we can't!!!

Eu não tenho dúvidas de que alguns torcedores são-paulinos ainda nutrem a esperança de título no campeonato brasileiro desse ano e, muitos outros acreditam numa classificação para a edição da Libertadores de 2012. Infelizmente, eu não faço parte dos dois grupos de torcedores majoritários. Faço parte da ala cética que duvida do potencial desse time na reta final do campeonato. E de onde vem tanto pessimismo, se o Tricolor está a apenas oito pontos do líder do campeonato, restando sete jogos e a um ponto da pré-Libertadores? Bom, tenho cá meus argumentos. Respeito as opiniões em contrário, mas, vejam se não procede:

1-) O São Paulo joga mal diante de seus torcedores – não é de hoje que o time vem falhando sucessivamente nos jogos disputados em casa. Qualquer time que pretenda alguma coisa nessa reta final (título, Libertadores, evitar o descenso, enfim) precisa ter um bom aproveitamento nos jogos em casa e Tricolor acumulou ontem contra o Coritiba o seu décimo tropeço em dezesseis jogos no Morumbi. Não dá pra esperar muita coisa com um desempenho tão pífio em casa. Lembrando, ainda, que mandaremos jogos contra Avaí e América (virtuais rebaixados) e contra o Santos que, como manda a tradição brasileira, já estará com a cabeça no Mundial.

2-) O melhor jogador tricolor está em má fase – Os grandes jogadores devem aparecer nos momentos decisivos do campeonato, contudo, no caso de nosso melhor jogador, Lucas, essa reta final tem sido uma sucessão de más atuações em campo. E, quando um jogador com as características dele começa a jogar mal o time todo acompanha. Ele está vivendo um fase “Marlos” que esperamos que seja apenas um reflexo da sua juventude e que passe quando esse jovem talentosíssimo encontrar o equilíbrio necessário.

3-) Manda quem pode obedece quem tem juízo – O Milton Cruz tem se notabilizado por ser um bom olheiro de jogadores, daqueles que os clubes de futebol não possuem mais, contudo, divirjo daqueles que apreciam o seu trabalho como técnico de futebol. Nem de longe é a mesma coisa. Além do que a sua liberdade de trabalho fica restrita àquilo que é permitido por D. Juvenal. Ele é, infelizmente, o cara que está lá apenas para atender os caprichos do presidente que, não é de hoje, gosta de brincar de técnico de futebol. O pior de toda essa história é o fato de que os jogadores sabem disso.

4-) Quem não marca gols não ganha jogos – O São Paulo vem sofrendo com a falta de produção ofensiva da equipe. Falta gente para articular jogadas, falta gente para municiar o Luis Fabiano. A crise ofensiva do time é de tal gravidade que, acreditem se quiserem, o artilheiro são-paulino na temporada é o Dagoberto. Não tem como um time funcionar dessa forma. No jogo de ontem o Luis Fabiano pouco encostou na bola em razão da incompetência de Lucas, Dagoberto, Cícero e Marlos. Quase sempre tinha de receber a bola de costas para os zagueiros fazendo trabalho de pivô. O Luis Fabiano é muito mais talentoso que Aloísio e Grafite – merece receber bolas em melhores condições para finalização. Se alguém no time não sabe do que ele é capaz é só assistir a uma fitinha da dupla França - Luis Fabiano.

5-) A apatia tomou conta do time – As inoportunas demissões de Carpegiani, que fazia um bom trabalho na minha opinião e do Adilson, que confesso nem saber porque foi contratado, criou um ambiente muito ruim no time. Existe aquele clima de nau desgovernada que tende a levar a equipe ao fracasso nessa reta final. Tenho cá com os meus botões a impressão de que o jogador brasileiro perdeu, ao longo dos anos, a iniciativa dentro de campo, aquela motivação para determinar as ações da equipe num momento de crise. Se tem um técnico efetivado a culpa é sempre desse. Se o técnico é demitido e entra o interino, a culpa é da diretoria que não contrata outro técnico efetivo. Os jogadores passaram a ser meros espectadores de um jogo que parece ser comandado única e exclusivamente pelos técnicos de futebol. Nenhum jogador nos dias de hoje considera-se minimamente responsável pelo seu desempenho em campo. E eu tenho visto muito isso no São Paulo, ultimamente.

É por essas e outras que eu realmente duvido da classificação do São Paulo para a Libertadores do próximo ano e muito menos do título brasileiro. Aliás, se fosse para apostar no São Paulo nesse final de ano, acho que chegar a uma final de Copa Sul-americana estará de bom tamanho.

Um comentário:

Sérgio Oliveira disse...

Melhor análise que essa, não vi em nenhum outro site!!