
Segundo especialistas as chances do Santos prosseguir na Libertadores é em torno de 10%. Ficou muito mais difícil após as baixas principalmente de Elano e Neymar no jogo contra o Cerro Porteño no Paraguai. Esta tem sido a pior participação santista nos últimos anos no torneio desde 2003 quando foi vice-campeão, chegou às quartas nas edições posteriores e à semi-final em 2008.
Até creio que houve planejamento, mais até que as últimas vezes que o clube participou deste torneio. Mas alguns equívocos e "acidentes" de percurso tem contribuído para as más atuações do time. Sobre os acidentes de percurso poderia citar algumas contusões de jogadores importantes, caso de Arouca que nunca se recupera, Ganso que voltou agora (mas já está com a cabeça no Milan ou Inter) o próprio Jonatan que tem demorado para atingir seu ideal e o Keirrison que num passe de mágica, perdeu seu futebol. Se estas peças estivessem funcionando como se esperava, o clube seria sim o principal favorito para a conquista.
Já os equívocos, começou com a contratação do Adílson Batista. Até achei que este tivesse o perfil ou o "DNA" santista - num termo criado pelo presidente Luís Álvaro - mas foi mal no Corinthians e perdeu uma Libertadores em pleno Mineirão quando vencia por 1x0. No Santos não foi diferente. Nem culpo tanto a diretoria, que tentou acertar, contratando um técnico considerado "top".
Outros equívocos ocorrem extra-campo como este da máscara. Isento Neymar de culpa, pois faltou orientação que deveria vir da comissão técnica ou mesmo da diretoria. Uma empresa de telefonia patrocina Neymar, e resolveu confeccionar esta máscara que fora distribuída aos torcedores. Aí acredito que teria sido um erro da diretoria, já que esta empresa não tem relação com o clube. A idéia até que foi boa, mas no momento errado, e no torneio mais importante do continente. O resultado já sabemos.
Poderia enumerar mais alguns fatores, mas vou evitar para o texto não ficar cansativo principalmente para quem não é santista. Walter Casagrande - que considero um dos melhores comentaristas do Brasil - disse que o Santos é uma "orquestra com excelentes instrumentos mas que está desafinada". E faltou mesmo alguém até agora para afiná-la e colocar seus instrumentos no devido lugar - digo tanto dentro como extra-campo. Talvez caiba a Muricy fazê-la tocar como santistas e a mídia esperavam e ainda não viram este ano.
A máscara que foi uma jogada de marketing, acabou virando motivo de gozação dos torcedores adversários, e acabou até ofuscando o lindo gol de Neymar, coisa que só os gênios faziam, embora ainda acho prematuro chamá-lo de gênio. Mas foi daqueles gols que a gente não se cansa de ver e que o rei do futebol assinaria. Já que mencionei "orquestra", o resumo da ópera é que o Peixe poderá cair já na primeira fase ficando atrás de times bem menos qualificados tecnicamente como Cerro e Colo-Colo. E caso consiga passar, ainda terá muitos instrumentos para afinar.
.
Um comentário:
Eu sei o que é sair da Libertadores desse jeito.....rsrsrs
Meu lado foi bem pior.
Postar um comentário