Neymar não foi chamado para os dois próximos amistosos da Seleção Brasileira. Não quero discutir se Mano acertou ou errou. Fato é que esta não-convocação não irá interferir no projeto para as Olimpíadas de 2012 e para a Copa de 2014. Apenas um fato momentâneo. O que me deixou surpreso, foi o resultado da pesquisa do site do Globo Esporte através da pergunta: "Mano Menezes acertou ao não convocar Neymar para os próximos amistosos da Seleção Brasileira? O resultado está sendo de 84% a favor de Mano contra 16%, pois ela ainda não terminou.
Pra começar, Neymar já foi punido pelo Santos, com 30% de seu salário e um jogo de fora. Se desculpou publicamente. Achei um erro de Dorival Jr. de querer estender esta punição e querer deixá-lo na geladeira por mais tempo. Só iria prolongar o problema ao invés de encerrá-lo de vez. A torcida e os patrocinadores não poderiam ficar esperando a "boa vontade" do agora ex-treinador pra saber se Neymar já estaria em "condições" de sair do freezer pra jogar. Faltou flexibilidade para Dorival neste quesito, e acho que aquele "mal entendido" com a diretoria santista não existiu. Se Dorival acha Neymar um problema e teria dificuldades com o relacionamento, então acertou em deixar o Santos.
O resultado desta pesquisa me surpreendeu. Provou que o brasileiro é muito mais "clubístico" (talvez tenha inventado uma nova palavra) do que Seleção Brasileira Futebol Clube. Quem não gostaria de ver um jogador com a qualidade de Neymar jogar na Seleção? Talvez aquela pontinha de "inveja" na qual o patativeiro Sérgio se refere pesou nesta pesquisa. "Vou votar contra Neymar, ele não joga mesmo no meu time". Ou também posso estar errado. Talvez, depois de 500 anos, o brasileiro está aprendendo a ser um moralista. Um garoto "indisciplinado" não pode vestir a camisa da Seleção. Esta segunda opção pra mim cheira à hipocrisia.
Não estou defendendo a indisciplina e o desrespeito. Apenas afirmando que o erro de Neymar foi com o Santos e não com a Seleção Brasileira na qual ele atuou muito bem em seu primeiro jogo, ajudou Mano Menezes a estrear com uma vitória e os americanos procurarem a bola até agora. Isto também deveria ser levado em conta, não é Mano?
Mas como diria aquele personagem do Tom Cavalcante João Cana Brava, vamos "fechar a conta e passar a régua", pois este assunto já poderia ter sido encerrado e se prolongou demais. O Santos até que tentou, mas Dorival Jr., Mano Menezes e o monstro do Renê Simões alimentaram ou estenderam a polêmica. Que Neymar continue sendo um moleque no bom sentido, cresça no seu tempo certo, e aprenda com os erros como todo ser humano.
2 comentários:
Creio que todos aqui torcem por isso. Como eu disse centenas de vezes: só não dá para ver o cara fantástico em campo, e o arrogante nos microfones. Ídolo é assim, infelizmente ele não vive um personagem.Talvez tudo tenha sido para o bem dele, vamos saber sobre isso só no futuro....
Hummmm... Só faço o seguinte questionamento: o Pelé xingava o próprio treinador? Rivelino xingava? Gerson xingava? Edmundo xingava? Romario xingava? Zico xingava? Ronaldo fofômeno xinga? Alguns dos citados vivam arrumando encrenca com os adversários, mas SEMPRE souberam respeitar algo chamado HIERARQUIA. Quando (ou SE) amadurecer, o Neymar deverá ter a sua chance na Seleção. Hoje ele já provou que não tem estrutura psicológica para jogar em algum lugar onde tenha que receber ordens. Talvez ele seja apenas um fruto da atual sociedade, onde se passa de ano na escola sem estudar, onde os jovens não respeitam mais ninguém, esse caos generalizado. Que o Santos contrate a Super Nanny para ensinar bons modos e educação ao garoto para, talvez, ele ter alguma chance de um dia sonhar com o futebol europeu - pois aquí todos acham isso "muito bonitinho", mas lá fora ele faz uma dessas e está lascado até o fim do contrato dele.
Postar um comentário