sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

10 motivos para assistir ou fugir do clássico Choque-Rei


Domingão chegando e com ele mais um clássico no Campeonato Paulista. Palmeiras e São Paulo remontam a uma rivalidade histórica que cresceu nas décadas de 1940. Dizem que a pendenga atingiu o ponto máximo durante a Segunda Guerra Mundial. O Palmeiras ainda ostentava o nome de Palestra Itália e o nosso país tinha declarado guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Convenhamos, o nome Palestra Itália, naquele clima conturbado já estava pegando mal. Dizem que alguns dirigentes são-paulinos fizeram uma pressão para que o Palmeiras mudasse de nome. O mesmo movimento aconteceu com o Pinheiros (ex-Germânia), que fique bem claro. Falaram que os dirigentes tricolores queriam tomar o estádio do Palmeiras e até tramaram uma invasão, mas, eu acho que essa parte da história é lenda para inflar o orgulho alviverde. Mas, enfim, quem conhece algum palmeirense ou são paulino na casa dos 80 anos vai ouvir uma versão épica dessa história. O fato é que o Choque-rei está aí nas nossas barbas, bastando apenas aos tricolores e palmeirenses decidirem se vão acompanhar o clássico ou se vão dar um migué e fingir que não estão ligando pro assunto.

10 motivos para assistir o clássico:

1) Domingo à tarde existe um deserto criativo na televisão brasileira. Não tem nenhum programa que salva. O jeito é assistir o clássico mesmo.

2) O nome Choque-rei não é por acaso. São Paulo e Palmeiras, ao longo dos anos notabilizaram-se pelo bom futebol jogado e pelas suas grandes equipes.

3) Se você não assistir ao clássico vai comentar sobre o quê na hora do almoço com os colegas de trabalho, na segunda-feira? Sobre o paredão do BBB? Ah, pára, vai!

4) As duas equipes passaram por grandes reformulações e principalmente o São Paulo precisa de uma vitória no clássico para ganhar definitivamente o apoio do torcedor.

5) O jogo será em Presidente Prudente, assim, mesmo se a peleja estiver chata existe sempre a chance de termos flashes das beldades prudentinas. O diretor de imagem da Rede Globo vai ter bastante opção.

6) É o clássico mais disputado do Estado de São Paulo – apenas 05 vitórias a mais para o Tricolor. Os palmeirenses querem tirar essa diferença.

7) O Barcelona não jogará nesse horário, portanto, o Choque-rei é a melhor opção para o público futebolístico. As outras são Norwich x Manchester United e Napoli x Inter. Eu dispenso.

8) Durante os noventa minutos de bola rolando estaremos livres do já cansativo noticiário da caça aos vândalos da apuração no Carnaval.

9) Domingo à tarde não é, cientificamente falando, o melhor horário para botar a leitura em dia. Barriga cheia costuma embaralhar as idéias e aquelas letrinhas pequeninhas são um convite irresistível a uma soneca.

10) Vamos deixar de frescura; o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes como já dizia o infalível Arrigo Sacchi. Então, não dá pra perder um clássico dessa importância no sacro conforto de nossos lares.

10 motivos para fugir do clássico:

1) Estamos às vésperas da premiação do Oscar. Tem filme a rodo passando no cinema. Aproveita o domingão pra ver aquele do Brad Pitt. Recomendo. Se o torcedor for casado, noivo ou enrolado também vale a pena porque o filme é sobre esporte e mesmo que a patroa não entenda nada do que está rolando na tela vai ficar satisfeita por ver o galã americano em excelente atuação, diga-se de passagem.

2) Tanto São Paulo como o Palmeiras estão com equipes ainda muito capengas. O jogo promete ser de baixo nível técnico.

3) Aproveita o domingão pra fazer um churrasco, daqueles improvisados, seja na laje, no quintal ou dentro do apartamento mesmo, na base do George Foreman Grill.

4) O São Paulo atualmente parece enfermaria do exército; só tem neguinho machucado. Daqui a pouco não vai nem ter onze pra formar o time. Fora o fato de que o Lucas não vai jogar o clássico para defender a $eleção no importantíssimo embate contra a Bósnia. Santo absurdo, Batman!

5) O jogo será em Presidente Prudente. Já estive na cidade e posso afirmar que é o mais próximo que temos de um clima africano. É quente pra chuchu. O ritmo do jogo será lento. Ninguém agüenta jogar noventa minutos naquele calor.

6) A previsão é de um empate monótono; 0 a 0 ou 1 a 1. Melhor aproveitar a tarde de domingo para baixar o programa da Receita Federal e catar todos os recibos possíveis pra fazer um declaração de renda mais justa e sem “rasuras”.

7) Utiliza os noventa minutos “off-clássico” pra limpar a sua caixa de e-mails. Você ficará surpreso com a quantidade de cartões de natal, aniversário, convites para festas, cortesias que você recebeu e nem sabia. Digo o mesmo do Facebook. Tem cara que é mencionado um milhão de vezes no status e nunca dá sinal de vida. Aproveita pra colocar tudo isso em dia.

8) “O Paulistinha não vale nada”, como muitos torcedores costumam desdenhar, então, vai assistir ao jogo por quê?

9) Vamos combinar que nem o Palmeiras, nem o São Paulo vão muito longe nessa temporada? Não adianta criar ilusões.

10) Não vale a pena sofrer no domingo se na segunda-feira a piada, a gozação já estará pronta quando você chegar no trabalho. E viva o campeonato mundial da piada sobre o clube alheio.



Um comentário:

Mario disse...

A programação de domingo na tv é feita especialmente para o cidadão ficar bem longe deste aparelho. Talvez seja proposital, para expulsar o sujeito de casa e fazê-lo ir ao shopping, cinema,etc, para gastar e movimentar a economia. Ou mesmo um churrasco em casa, já movimenta o mercado. Como o São Paulo já perdeu um clássico, e o Palmeiras ganhou outro, acho que o resultado será ou coluna do meio, ou coluna 1 (São Paulo).

Agora, desfalcar nossos clubes para jogar contra a Bósnia é o fim da picada. Vá se danar...