Olá leitores!
Em uma pista completamente nova, um vencedor já esperado: na estréia do belo autódromo de Buddh (a pronúncia é bud, como Buda sem o A no final), o Vettel não deu espaço para ninguém: pole position, liderou todas as voltas, melhor volta da prova e vitória. Resumindo, fez um Grand Slam (ou Grand Chelem, como dizem os franceses, idioma de onde vem a nomenclatura tradicional da F-1). Button largou bem e até tentou ameaçar o alemãozinho, mas cada vez que o Button fazia a melhor volta o Vettel respondia na mesma moeda. Vai daí que tivemos alguma disputa do 3º lugar para trás. E admito que a corrida foi chatinha. Depois da agitação das primeiras voltas, os pilotos meio que se acomodaram, e ficou – com o perdão do trocadilho infame – uma fila indiana. Dessa vez não foi culpa da pista, tão bem projetada que nem parece obra do Hermann Tilke. Embora eu faça restrições à saída dos boxes, que larga um carro com pneus frios em menor velocidade bem no ponto de contorno da primeira curva do circuito. Não sei explicar o motivo da prova ter sido chata.
Vettel, como já dito, sobrou na corrida. Parecia que estava com um carro de F-1 em uma prova da GP2. O Webber, por sua vez, mostrou que não adianta apenas ter um ótimo carro na mão. Apesar do interesse da equipe em fazê-lo vice campeão, começou bem e depois foi perdendo rendimento até terminar em 4º, atrás de seus dois principais adversários pelo vice campeonato. Talvez fosse hora de começar a pensar em voltar para o saudável automobilismo australiano...
Na McLaren, Button passou de 4º para 2º na largada, não conseguiu pressionar Vettel e não foi pressionado pelo Alonso. Correu quase sozinho. Hamilton, punido com a perda de 3 posições na largada (acabou saindo em 5º) por desrespeitar dupla bandeira amarela nos treinos livres, acabou mais uma vez se enroscando com o Massa e terminou em 7º. Tá começando a ficar chato e repetitivo em toda prova relatar esses encontros pouco amistosos na pista. Achei que a imagem de Bob Marley no capacete do Hamilton faria ele ficar mais zen, mas não foi bem isso que aconteceu. Por questão de justiça, acho que no GP do Brasil o Hamilton podia usar um capacete com a foto do Marcelo D2, ou do Falcão (do Rappa).
Alonso se classificou em 3º (largou em 2º devido à punição sofrida pelo Hamilton) e terminou a corrida em 3º, mas não pareceu estar chateado com isso, haja vista o trabalho que teve para segurar o Webber atrás dele. Já o Miojinho continua em péssima fase. A Ferrari o usou para testar um novo bico, inspirado no carro da Red Bull, para dar mais aderência na frente. Aparentemente essa maior pressão aerodinâmica pode ter contribuído com a quebra de suspensão no sábado (lado direito) e no domingo (lado esquerdo), se bem que foi o único piloto que eu ví atacando a parte laranja da zebra (mais alta) nas curvas. Nem vou comentar do acidente com o Hamilton pois não merece, virou coisa de briga de escola.
A Mercedes foi bem, Schumacher em 5º e Rosberg em 6º, e já parecem estar pensando no carro do ano que vem, no que fazem bem pois o desse ano é muito fraquinho.
Digno de nota foi o desempenho da Toro Rosso, que cresceu bem agora no final da temporada, e com seus dois pilotos disputando para ver quem ficará na equipe ano que vem os carros da equipe estão com um desempenho melhor do que se espera. Verdade seja dita que quando o motor Ferrari estoura (como no caso do Buemi), o espetáculo de fumaça é um caso a parte...
Rubinho se enroscou com o companheiro de equipe (Maldonado) logo na primeira curva, teve de trocar o bico, e terminou em péssimo quinto, desculpem, décimo quinto lugar. Para alguém que insiste que tem lugar na equipe ano que vem não foi exatamente uma apresentação a ser incluída no currículo. De qualquer maneira, creio que o GP Brasil desse ano deve ser o último dele. Já o Bruno Senna sofreu – assim como o Petrov – com a falta de desempenho do Renault. E o Bruno que não se cuide, que nos treinos de 6ª feira das duas últimas corridas a equipe vai testar o Romain Grosjean, piloto que tem a simpatia do chefe de equipe e é cotado para correr na equipe em 2012.
A próxima corrida será em Abu Dhabi, dia 13/11, uma das pistas mais chatas da história do automobilismo mundial. Como a prova será noturna (para o fuso horário deles), aquí deve começar umas 11 horas da manhã, o que já permite que no horário de início da prova já tenhamos tomado meio litro de energético (não o Red Bull, que tem um gosto pavoroso) para aguentar aquela pista sem dormir.
Até a próxima!
Alexandre Bianchini
Um comentário:
O seu texto foi bem mais interessante que a corrida. Acho que eu passo esse de Abu Dhabi também. Melhor esperar o texto no dia seguinte. No Brasil,o clima de especulações vai ser enorme. Talvez seja isso que salve o final de semana. O campeonato chegou muito sem graça nesse final, mas, acho que é melhor não reclamar muito senão a FIA é capaz de adotar os playoffs.
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