segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A arrancada Avaiana.

O Avaí termina a 2ª rodada do 2º turno no G4, ou seja, sonhando com a América. Tido como um dos "patinhos feios" da competição, juntamente com Santo André e Barueri, é o time mais surpreendente do campeonato. A má sequência de resultados no começo do primeiro turno, só fazia ratificar a previsão dos "especialistas" , na qual o time "não havia se preparado para uma competição de nível como a série A", ou que o tinha um elenco "muito limitado", dentre outras previsões que já conhecemos.
Claro que esta arrancada surpreendeu a todos (não sei se vale o mesmo para os avaianos) além da sua série invicta que já dura 11 jogos. Credito este sucesso ao ex-menudo Silas, que agora comanda o ex-"patinho feio" da competição. Ele mostra ser um técnico com os pés-no-chão, dizendo que sua equipe precisa "jogar no limite" para manter-se no G4.

Avaí x Flamengo.

O gráfico acima mostra a trajetória no campeonato das duas equipes que se enfrentaram no último domingo com a vitória do time catarinense por 3 x 0. O Avaí também é um dos times mais baratos da competição, com uma folha de pagamento girando em torno dos R$ 600 mil. Provavelmente o equivalente ao salário de 2 ou 3 jogadores do Flamengo, como o Adriano, Émerson e mais algum. Claro que isto não serve de exemplo apenas para o Flamengo, mas também para outros clubes que gastam muito e obtém pouco retorno. Já os gastos do clube catarinense envolvendo outros departamentos além do futebol, gira em torno de R$ 1 milhão mensais, equivalente mais ou menos ao salário do Kaká.

Diferentes realidades e diferentes resultados dentro de um mesmo campeonato. E o Avaí começa o returno sendo uma das melhores equipes da competição, contrariando os prognósticos do início e mostrando que veio para brigar.

Obs: O Avaí é até agora o time que teve a maior arrancada desde que começou a era dos pontos corridos. Da 20ª posição, subiu para a 4ª, ultrapassando 16 adversários portanto.

2 comentários:

Sérgio Oliveira disse...

Tudo isso vale apenas para confirmar uma coisa: nós, como os especialistas, não sabemos de absolutamente nada. O futebol é uma ciência onde o chute não é apenas um detalhe.

Anônimo disse...

Essa é mais uma prova que nem sempre investimentos milhonários e medalhões podem levar um time à vitórias. Às vezes, a vontade, raça e comprometimento ajudam muito mais...